Projeto Alfaletrar

uma experiência inovadora de formação para o desenvolvimento profissional docente em Lagoa Santa-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO07

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Inovação, Currículo, Education, Alfaletrar Project

Resumo

Este estudo analisa a formação para o desenvolvimento profissional docente e as ações pedagógicas inovadoras que compõem o Projeto Alfaletrar, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa-MG. Busca conhecer as concepções epistemológicas que orientam o desenvolvimento profissional docente nessa Rede de Ensino e apreender as proposições curriculares que norteiam o ensino da leitura e da escrita nesse município. Trata-se de uma experiência considerada referência para as redes de ensino de todo o país. A metodologia privilegiou a investigação do tipo bibliográfica (artigos publicados em periódicos científicos e entrevistas). Os resultados apontaram que o Projeto Alfaletrar está estruturado em: metas em progressão em Língua Portuguesa (da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental) e em estratégias de diagnóstico que orientam o trabalho docente; quatro princípios (continuidade, integração, sistematização e acompanhamento); e ações de formação que subsidiam a prática pedagógica, assessorando os docentes na interpretação dos diagnósticos e na elaboração de planejamentos que contemplem a diversidade das crianças. Portanto, representa uma inovação educacional, por ocasionar melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem nas instituições educativas e, consequentemente, na qualidade da educação do município.

 

Palavras-chave: Educação. Projeto Alfaletrar. Desenvolvimento profissional docente. Inovação. Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Márcia Vânia Silvério Perfeito, Universidade de Brasília (UNB)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS). Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Solange Alves de Oliveira Mendes, Universidade de Brasília (UNB)

Pós-doutorado pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campos Agreste. Doutorado e Mestrado em Educação pela UFPE. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Departamento de Métodos e Técnicas.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Perfeito, M. V. S., & Mendes, S. A. de O. (2025). Projeto Alfaletrar: uma experiência inovadora de formação para o desenvolvimento profissional docente em Lagoa Santa-MG. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2406–2421. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO07