Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Ética, Transformação Social, Paulo Freire

Resumo

Observando o cenário mundial hodierno de uma verdadeira tormenta social, econômica, ética e política, em que se acirram os posicionamentos à sombra de um mundo, que apesar de globalizado, está fechando-se ao diálogo; nesse contexto em que se questiona o enfraquecimento de todas as instituições, do poder, do estado, da política, do cerceamento das liberdades e garantias individuais, ou seja, de reais ameaças à democracia. Investigamos a problemática da inter-relação entre educação, democracia e ética em Paulo Freire com vistas à transformação social do ser humano e da sociedade. Objetivamos demonstrar que em Paulo Freire se articulam, perfeitamente, educação, democracia e ética com o propósito da transformação social.  A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa com revisão bibliográfica, cujo referencial teórico está baseado, especialmente em Paulo Freire (1980, 2000, 2003, 2005, 2007, 2010 e 2019) e (Borges 2021 e 2022) no que tange à articulação entre educação, democracia e ética com vistas à transformação social, e nas denúncias às reais ameaças à democracia discutidas na atualidade mundial (Barbu, 1962), (Bauman e Cortina, 2017), (Levitsky e Ziblatt, 2019), (Naím, 2019 e 2023), (Mounk, 2019), entre outros. Nas considerações finais, demonstramos como a nossa liberdade e democracia correm perigo nos dias hodiernos, bem como, sem uma educação como prática da liberdade, que faz vingar uma ética da vida, o ser humano estará impossibilitado de redescobrir-se como sujeito histórico, de atingir o máximo do ser mais, ou seja, de ser plenamente humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Valdir Borges, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Educação e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Escola de Educação e Humanidades no Curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Peri Mesquida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Université de Genève (CH) e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Université de Fribourg (CH). Filósofo e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor convidado das Universidades de Genève e de Fribourg (CH).

Juliana Battistus, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora e Pós-Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Éducation, Carriérologie et Éthique pela Université Catholique de L’Ouest (FR). Pedagoga e Professora do Master of Science Program in Emergent Technologies in Education da Metropolitan University of Science and Technology (USA).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Borges, V., Mesquida, P., & Battistus, J. (2025). Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2378–2391. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06