Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06Palavras-chave:
Democracia, Educação, Ética, Transformação Social, Paulo FreireResumo
Observando o cenário mundial hodierno de uma verdadeira tormenta social, econômica, ética e política, em que se acirram os posicionamentos à sombra de um mundo, que apesar de globalizado, está fechando-se ao diálogo; nesse contexto em que se questiona o enfraquecimento de todas as instituições, do poder, do estado, da política, do cerceamento das liberdades e garantias individuais, ou seja, de reais ameaças à democracia. Investigamos a problemática da inter-relação entre educação, democracia e ética em Paulo Freire com vistas à transformação social do ser humano e da sociedade. Objetivamos demonstrar que em Paulo Freire se articulam, perfeitamente, educação, democracia e ética com o propósito da transformação social. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa com revisão bibliográfica, cujo referencial teórico está baseado, especialmente em Paulo Freire (1980, 2000, 2003, 2005, 2007, 2010 e 2019) e (Borges 2021 e 2022) no que tange à articulação entre educação, democracia e ética com vistas à transformação social, e nas denúncias às reais ameaças à democracia discutidas na atualidade mundial (Barbu, 1962), (Bauman e Cortina, 2017), (Levitsky e Ziblatt, 2019), (Naím, 2019 e 2023), (Mounk, 2019), entre outros. Nas considerações finais, demonstramos como a nossa liberdade e democracia correm perigo nos dias hodiernos, bem como, sem uma educação como prática da liberdade, que faz vingar uma ética da vida, o ser humano estará impossibilitado de redescobrir-se como sujeito histórico, de atingir o máximo do ser mais, ou seja, de ser plenamente humanizado.
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