Brincar de fazer cinema com crianças

práticas curriculares feitas de sonhos, filmes e vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS02

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Infância, Cinema, Filme de Animação

Resumo

O presente estudo investiga as ações curriculares e educativas do projeto de extensão “Brincar de Fazer Cinema com Crianças” em 2022, analisando as experiências vividas com crianças no contexto do retorno às aulas presenciais após o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Com base em uma perspectiva pós-crítica de currículo, o trabalho objetiva analisar como as práticas curriculares foram construídas em meio a desafios e resistências, focando na criação de novas possibilidades com e para as crianças. A metodologia explorou as experiências vivenciadas nos encontros que resultaram na produção de um currículo de vida. Nele, o processo de interação, diálogo, ludicidade, questionamentos e criação de novas subjetividades tornou-se o foco central, superando a elaboração do produto final, um filme de animação. A conclusão é que as propostas curriculares do projeto podem inspirar novas práticas pedagógicas na educação básica, destacando a importância da alegria, da criatividade e da linguagem cinematográfica como ferramentas para a produção de saberes e vivências significativos para as infâncias.

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Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP), Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (GEPSEX/CNPQ/UFMS), e-mail: [email protected]

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Filha, C. X. (2025). Brincar de fazer cinema com crianças: práticas curriculares feitas de sonhos, filmes e vida. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1692–1705. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS02