Experienciar, esperienciando

inspirações derridianas para outras evidências científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07

Palavras-chave:

Experiência, Alfabetização, Evidências científicas, Acontecimento

Resumo

O presente texto visa problematizar o movimento discursivo que se destaca na Política Nacional de Alfabetização (PNA) sobre a importância da alfabetização baseada em evidências científicas. Neste processo, uma série de discursos têm sido mobilizados e se articulam à ênfase nas evidências, como por exemplo, um sentido de experiência que também requer validação científica, relacionando-as, exclusivamente, a procedimentos científicos, comprovadamente eficazes. Todo esse movimento vem atrelado ao respaldo de uma ciência robusta que deve balizar as políticas educacionais. Assim, em diálogo com Jacques Derrida, pretende-se contribuir para a desconstrução do sentido de experiência, através da noção de experiência como differánce a fim de provocar reflexões sobre as evidências e enaltecer que o processo de alfabetização deve ser pensado na relação com o outro, num movimento constante de diferimento, em que as esperiencias – também científicas – são performadas como (re)criações contínuas e ininterruptas, em movimentos de significação que transitam nas suas próprias incompletudes. A música “Poema”, de Cazuza, inspira-nos nessa reflexão sobre as relações tecidas com o outro em que a familiaridade é fugidia e se perde o tempo todo. Porém, é justamente nessa perda que emana a beleza daquilo que não é possível controlar.

Palavras-chave: Experiência. Alfabetização. Evidências científicas. Acontecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Nataly da Costa Afonso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É vice-coordenadora do curso de Pedagogia EaD da UERJ. Sua pesquisa engloba o campo das políticas curriculares com enfoque nas políticas de alfabetização com uma perspectiva pós-estrutural. É doutora em Educação, onde pesquisou a discussão de educação baseada em evidências científicas e seus desdobramentos na Política Nacional de Alfabetização.

Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Atualmente, é Assessora na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. Desde julho de 2024, é tutora a distância do Consórcio CEDERJ, na disciplina Currículo do Curso de Pedagogia da UERJ.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Afonso, N. da C., & Carvalho, A. P. P. M. de. (2025). Experienciar, esperienciando: inspirações derridianas para outras evidências científicas . Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1839–1849. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07