Experienciar, esperienciando

inspirações derridianas para outras evidências científicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07

Palabras clave:

Experiência, Alfabetização, Evidências científicas, Acontecimento

Resumen

Este texto tem como objetivo problematizar o movimento discursivo destacado na Política Nacional de Alfabetização (PNA) em torno da importância do letramento baseado em evidências. Nesse processo, mobilizam-se uma série de discursos que se articulam com ênfase em evidências, como, por exemplo, uma noção de experiência que também demanda validação científica, relacionando-a exclusivamente a procedimentos científicos comprovadamente eficazes. Todo esse movimento se vincula à sustentação de uma ciência robusta que deve nortear as políticas educacionais. Assim, em diálogo com Jacques Derrida, o artigo busca contribuir para a desconstrução do sentido da experiência, a partir da noção de experiência como différance, a fim de provocar reflexões sobre evidências e destacar que o processo de letramento deve ser concebido em relação ao outro, em um movimento constante de diferimento, em que as experiências — inclusive as científicas — se realizam como (re)criações contínuas e ininterruptas, em processos de significação que navegam em sua própria incompletude. A canção "Poema", de Cazuza, nos inspira a refletir sobre as relações que construímos com os outros, onde a familiaridade é fugaz e constantemente perdida. Mas é justamente nessa perda que emana a beleza daquilo que não pode ser controlado.

Palavras-chave: Experiência. Alfabetização. Evidência científica. Evento.

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Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Nataly da Costa Afonso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É vice-coordenadora do curso de Pedagogia EaD da UERJ. Sua pesquisa engloba o campo das políticas curriculares com enfoque nas políticas de alfabetização com uma perspectiva pós-estrutural. É doutora em Educação, onde pesquisou a discussão de educação baseada em evidências científicas e seus desdobramentos na Política Nacional de Alfabetização.

Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Atualmente, é Assessora na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. Desde julho de 2024, é tutora a distância do Consórcio CEDERJ, na disciplina Currículo do Curso de Pedagogia da UERJ.

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Afonso, N. da C., & Carvalho, A. P. P. M. de. (2025). Experienciar, esperienciando: inspirações derridianas para outras evidências científicas . Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1839–1849. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07