Experienciar, esperienciando

inspirações derridianas para outras evidências científicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07

Keywords:

Experiência, Alfabetização, Evidências científicas, Acontecimento

Abstract

Este artigo tem como objetivo problematizar o movimento discursivo destacado na Política Nacional de Alfabetização (PNA) acerca da importância do letramento baseado em evidências científicas. Nesse processo, uma série de discursos tem sido mobilizada, articulando-se à ênfase na evidência — por exemplo, uma noção de experiência que também requer validação científica, relacionando-a exclusivamente a procedimentos científicos comprovados. Todo esse movimento está atrelado à defesa de uma ciência robusta que se espera oriente as políticas educacionais. Assim, em diálogo com Jacques Derrida, este trabalho busca contribuir para a desconstrução do sentido da experiência, por meio da noção de experiência como différance, a fim de provocar reflexões sobre evidências e enfatizar que o processo de letramento deve ser concebido em relação ao outro — como um movimento constante de diferimento, no qual as experiências — inclusive as científicas — se realizam como (re)criações contínuas e ininterruptas, no interior de processos de construção de sentido que se desdobram por meio de sua própria incompletude. A canção “Poema”, de Cazuza, inspira esta reflexão sobre as relações tecidas com o outro, onde a familiaridade é fugaz e constantemente se esvai. Mas é justamente nessa perda que emerge a beleza do que não se pode controlar.

Palavras-chave: Experiência. Alfabetização. Evidência científica. Evento.

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Author Biographies

Nataly da Costa Afonso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É vice-coordenadora do curso de Pedagogia EaD da UERJ. Sua pesquisa engloba o campo das políticas curriculares com enfoque nas políticas de alfabetização com uma perspectiva pós-estrutural. É doutora em Educação, onde pesquisou a discussão de educação baseada em evidências científicas e seus desdobramentos na Política Nacional de Alfabetização.

Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Atualmente, é Assessora na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. Desde julho de 2024, é tutora a distância do Consórcio CEDERJ, na disciplina Currículo do Curso de Pedagogia da UERJ.

Published

2025-12-10

How to Cite

Afonso, N. da C., & Carvalho, A. P. P. M. de. (2025). Experienciar, esperienciando: inspirações derridianas para outras evidências científicas . Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1839–1849. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07