Gênero, diferença e escola no currículo cultural de um filme de animação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS20

Palavras-chave:

Currículo cultural, Diferença, Gênero, Escola, Filme de animação

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os possíveis do currículo cultural de um filme de animação produzido com crianças no âmbito do projeto ‘Brincar de fazer cinema com crianças’. O filme, intitulado ‘A Escola das Diferenças’, disponível no canal do projeto no YouTube, apresenta Alice, uma menina que encontra barreiras para realizar o que mais gosta: jogar futebol. A partir do conflito gerado com a proibição imputada à Alice, discute-se os marcadores sociais de gênero e os preconceitos que habitam a escola e que ensejam uma discussão sobre como ‘cavar’ possíveis em um currículo escolar que insiste na demarcação binária de gênero.

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Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação (UFJF). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador do Gesed - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Polato de Castro, R. (2025). Gênero, diferença e escola no currículo cultural de um filme de animação. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2183–2198. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS20