Nationalized Childhood

Tensions of the “National” Discourse in the BNCC and the Curricular Policy of Subject Formation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05EN

Palavras-chave:

Childhood, BNCC, Curriculum, Discourse, Difference

Resumo

This article problematizes the effects of the signifier “national” in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), especially in its relationship with the production of a normative project of childhood and citizenship. Based on the understanding of curriculum as a field of disputes, we articulate Laclau and Mouffe’s discourse theory, Bhabha’s cultural studies, and Derrida’s contributions on language and indeterminacy. The documentary analysis of the BNCC reveals how the discourse of the “national” seeks to construct a homogeneous, stable subject aligned with a democratic and civilizing ideal. However, in its attempt to fix meanings and shape identities, the curricular text exposes its own condition of incompleteness and vulnerability. Childhood, far from being a stable or universal category, emerges as a floating signifier, performed and crossed by local, cultural, and political tensions. We argue that the curriculum, by summoning childhoods for a project of the future, often erases their multiple and present experiences. Therefore, we advocate for a shift: to think of the curriculum as a territory of invention and resistance, where other childhoods can emerge — less constrained, more plural.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Infância nacionalizada

Biografia do Autor

Phelipe Florez Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2016) e Doutorado em Educação (2020) pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Proped/UERJ. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e do Programa de pós-graduação em Educação, cultura, comunicação e periferias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPEGECC/UERJ). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd/ GT Currículo (2021 - em curso). Coordenador do Grupo de Pesquisa "Globalização, políticas educacionais e curriculares - GLOPEC. Pesquisador do Grupo 'Políticas de Currículo e Cultura' (PROPED/UERJ), do 'Laboratório de Ensino/Pesquisa em Geografia do Araguaia' (UFMT). Seu foco investigativo está nas políticas envolvidas no debate sobre currículo, globalização, Geografia e políticas de avaliações de Larga Escala. Possui publicações qualificadas no Brasil e no exterior. Atua como docente, em nível superior, nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, especificamente nos campos: Currículo, didática e avaliação. Seus trabalhos articulam os seguintes temas: Políticas de Currículo, políticas de avaliação, Política Educacional, Ensino de Geografia e Teoria do Discurso. Atualmente orienta 4 mestrandos e 2 bolsistas de Iniciação Científica. Suas pesquisas contam com financiamento da Faperj e da UERJ.

Lhays Marinho da Conceição Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015); pós-graduação em Tecnologias e Educação a Distância; pós-graduação em Neuropsicopedagogia; Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018) e doutorado em Educação pelo ProPEd/UERJ (2023). Atualmente, está no Pós-Doutorado com financiamento por bolsa FAPERJ Nota 10, atuando no ProPEd/UERJ, é parecerista Ad-hoc do GT 12 - Currículo da ANPED, parecerista Ad-Hoc da Revista de Estudos Interdisciplinares. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, tecnologia educacional, gamificação e formação de professores.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Rodrigues, P. F., & Ferreira, L. M. da C. (2025). Nationalized Childhood: Tensions of the “National” Discourse in the BNCC and the Curricular Policy of Subject Formation. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1796–1807. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05EN