Infância nacionalizada

tensões do discurso do “nacional” na BNCC e a política curricular de formação de sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05

Palavras-chave:

Infância, BNCC, Currículo, Discurso, Diferença

Resumo

Este artigo problematiza os efeitos do significante “nacional” na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente em sua relação com a produção de um projeto normativo de infância e cidadania. Partindo da concepção de currículo como campo de disputas, articulamos a teoria do discurso de Laclau e Mouffe, os estudos culturais de Bhabha e as contribuições de Derrida sobre linguagem e indeterminação. A análise documental da BNCC revela como o discurso do “nacional” busca construir um sujeito homogêneo, estável e alinhado a um ideal democrático e civilizatório. No entanto, ao tentar fixar sentidos e moldar identidades, o texto curricular expõe sua própria condição de incompletude e vulnerabilidade. A infância, longe de ser uma categoria estável ou universal, emerge como significante flutuante, performada e atravessada por tensões locais, culturais e políticas. Argumentamos que o currículo, ao convocar infâncias para um projeto de futuro, frequentemente apaga suas experiências presentes e múltiplas. Por isso, defendemos um deslocamento: pensar o currículo como território de invenção e resistência, onde outras infâncias possam emergir — menos enquadradas, mais plurais.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Phelipe Florez Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2016) e Doutorado em Educação (2020) pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Proped/UERJ. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e do Programa de pós-graduação em Educação, cultura, comunicação e periferias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPEGECC/UERJ). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd/ GT Currículo (2021 - em curso). Coordenador do Grupo de Pesquisa "Globalização, políticas educacionais e curriculares - GLOPEC. Pesquisador do Grupo 'Políticas de Currículo e Cultura' (PROPED/UERJ), do 'Laboratório de Ensino/Pesquisa em Geografia do Araguaia' (UFMT). Seu foco investigativo está nas políticas envolvidas no debate sobre currículo, globalização, Geografia e políticas de avaliações de Larga Escala. Possui publicações qualificadas no Brasil e no exterior. Atua como docente, em nível superior, nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, especificamente nos campos: Currículo, didática e avaliação. Seus trabalhos articulam os seguintes temas: Políticas de Currículo, políticas de avaliação, Política Educacional, Ensino de Geografia e Teoria do Discurso. Atualmente orienta 4 mestrandos e 2 bolsistas de Iniciação Científica. Suas pesquisas contam com financiamento da Faperj e da UERJ.

Lhays Marinho da Conceição Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015); pós-graduação em Tecnologias e Educação a Distância; pós-graduação em Neuropsicopedagogia; Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018) e doutorado em Educação pelo ProPEd/UERJ (2023). Atualmente, está no Pós-Doutorado com financiamento por bolsa FAPERJ Nota 10, atuando no ProPEd/UERJ, é parecerista Ad-hoc do GT 12 - Currículo da ANPED, parecerista Ad-Hoc da Revista de Estudos Interdisciplinares. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, tecnologia educacional, gamificação e formação de professores.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Rodrigues, P. F., & Ferreira, L. M. da C. (2025). Infância nacionalizada: tensões do discurso do “nacional” na BNCC e a política curricular de formação de sujeitos. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1784–1795. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05