Infância nacionalizada
tensões do discurso do “nacional” na BNCC e a política curricular de formação de sujeitos
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05Mots-clés :
Infância, BNCC, Currículo, Discurso, DiferençaRésumé
Este artigo problematiza os efeitos do significante “nacional” na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente em sua relação com a produção de um projeto normativo de infância e cidadania. Partindo da concepção de currículo como campo de disputas, articulamos a teoria do discurso de Laclau e Mouffe, os estudos culturais de Bhabha e as contribuições de Derrida sobre linguagem e indeterminação. A análise documental da BNCC revela como o discurso do “nacional” busca construir um sujeito homogêneo, estável e alinhado a um ideal democrático e civilizatório. No entanto, ao tentar fixar sentidos e moldar identidades, o texto curricular expõe sua própria condição de incompletude e vulnerabilidade. A infância, longe de ser uma categoria estável ou universal, emerge como significante flutuante, performada e atravessada por tensões locais, culturais e políticas. Argumentamos que o currículo, ao convocar infâncias para um projeto de futuro, frequentemente apaga suas experiências presentes e múltiplas. Por isso, defendemos um deslocamento: pensar o currículo como território de invenção e resistência, onde outras infâncias possam emergir — menos enquadradas, mais plurais.
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