O uso de metodologias ativas de ensino na Enfermagem

o que dizem as evidências científicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO02

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Metodologias ativas, Ensino superior, Enfermagem

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as evidências científicas sobre o uso de metodologias ativas de ensino na prática da docência nos cursos de Graduação em Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) desenvolvida por meio de dois portais eletrônicos nacionais e três bases de dados internacionais. A realização da RIL ocorreu nos meses de fevereiro a maio de 2022. Com a aplicação dos critérios de seleção, incluíram-se 24 artigos científicos. Com a síntese do conhecimento desta RIL evidenciou-se que o uso de metodologias ativas de ensino na prática da docência, nos cursos de Graduação em Enfermagem, direciona-se para dois temas: as potencialidades e contribuições das metodologias ativas de ensino e as fragilidades e os desafios para o uso das metodologias ativas de ensino. Dentre as potencialidades e contribuições destacam-se: aproximação da teoria com a prática, desenvolvimento de competências e habilidades e autoconhecimento, relação interpessoal e relação alunos-professor. Já nas fragilidades e desafios evidenciou-se a capacitação docente; a reestruturação curricular por meio de um currículo integrado; a inclusão dos alunos nas mudanças curriculares e na aplicação das metodologias ativas durante a sua formação acadêmica. Conclui-se sobre a relevância e precisão de implementação e implantação das metodologias ativas de ensino nos cursos de Graduação em Enfermagem por meio de um currículo integrado por módulos ou unidades curriculares, tornando-se essencial a capacitação de enfermeiros/docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Claudelí Mistura Corrêa, Univates; Unijuí

Graduação em Enfermagem. Especialização em Saúde Coletiva. Especialização em Saúde Pública e Atenção Primária à Saúde. MBA em educação híbrida, metodologias ativas e gestão da aprendizagem. Mestrado em Enfermagem. Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduação em Letras. Especialização em Ensino de Literatura. Especialização em Gestão Universitária. Mestrado em Educação. Doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação ​em Ensino (PPGEnsino) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Mistura Corrêa, C., & Neumann Martins, S. (2025). O uso de metodologias ativas de ensino na Enfermagem: o que dizem as evidências científicas?. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2260–2277. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO02