O impacto do aprimoramento docente na integração da educação ambiental em planejamentos dos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.A005Palavras-chave:
Educação ambiental, Plano de ensino, Formação continuada, InterdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho pretendeu avaliar como um curso de aprimoramento docente voltado à Educação Ambiental, destinado aos professores dos Anos Iniciais, influencia o despertar docente para a importância ambiental. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso sobre o planejamento de aula participativo em um grupo educacional privado da Região Sul do Brasil. Participaram da pesquisa dois grupos de docentes dos Anos Iniciais: um realizou curso de aprimoramento sobre educação para o desenvolvimento sustentável por meio de trabalhos colaborativos interdisciplinares, e o outro não passou por essa formação. Foi aplicado um questionário investigativo para caracterizar os grupos e, posteriormente, foram analisados os planos de ensino formulados por esses atores, quanto ao caráter de planejamento interdisciplinar e à capacidade de fortalecer a Educação Ambiental crítica no ambiente escolar, bem como fomentar reflexões em suas práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que a inclusão de práticas ambientais nos planejamentos de aula dos docentes dos Anos Iniciais é significativamente influenciada pela participação em cursos de formação. A análise revelou que os professores que participaram do curso de aprimoramento apresentaram um maior alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e as estratégias de ensino, além de uma integração mais eficaz de atividades colaborativas e interdisciplinares. Isso enfatiza a importância de programas de formação contínua como meio de conscientização e ação em relação às questões ambientais no contexto educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os(As) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Ao publicar nesta revista, os(as) autores(as) concordam com os seguintes termos:
- Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) têm o direito de: a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.










