Currículos para as infâncias

disputas, resistências e a criação de uma possível educação emancipadora, antirracista e de valorização dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18

Palavras-chave:

Currículo em Disputa, Infâncias, Filosofia das Crianças, Formação Continuada de Professores, Autonomia Docente, Escola Sem Partido

Resumo

Este artigo analisa as disputas e resistências nos currículos voltados às infâncias no cenário brasileiro, buscando uma educação emancipadora. Fundamenta-se a partir do diálogo de três teses de doutoramento que partem do contexto da escola pública para pensar as relações das infâncias, do currículo e da formação continuada dos professores, com o objetivo de analisar as disputas e resistências nos currículos voltados às infâncias no cenário brasileiro, buscando uma educação emancipadora. A pesquisa revela que o currículo é um campo de luta ideológica, onde movimentos como o Escola Sem Partido tentam controlar narrativas, excluindo temas sobre raça, classe e religiões de matriz africana, promovendo um branqueamento curricular. Essa postura restringe a autonomia do professor e limita o desenvolvimento de pensamento crítico, especialmente para infâncias negras e indígenas. Em contrapartida, a Filosofia das Crianças propõe um currículo baseado na escuta e na capacidade de questionar, desafiando modelos padronizados de ensino. A formação continuada aparece como espaço estratégico para fortalecer a autonomia dos professores e promover currículos mais inclusivos e diversos. O estudo reforça a importância de defender a autonomia dos professores e da escola pública como espaço de liberdade, resistência e transformação social, fundamental para uma educação crítica, democrática e antirracista, que valorize as infâncias e empodere os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Clarice Martins de Souza Batista, Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR)

Doutorado em Educação da UFPR. na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social do Programa de Pós Graduação. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS /Campo Grande. Especialização em Gestão e Adminstração Educacional pelo Grupo Educacional Faveni. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Campus Três Lagoas. Membro do Grupo de Estudos Ereya. É Professora na Rede Municipal de Curitiba- Paraná. Pedagoga na rede Estadual do Paraná.

Evellyn Ledur da Silva, Centro Universitário UniOpet | Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR)

Possui Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Especialização em Gestão Educacional pela UNICENTRO (2016), Especialização em Mídias Integradas na Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018), Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2019-2023). Tem como temas de pesquisa o processo de Formação Inicial e Continuada dos Professores; Políticas Educacionais; Atuação do Pedagogo no Ensino Médio; Estágio Curricular Supervisionado.

Raquel Aline Zanini, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela UFPR (2024). Professora colaboradora temporária do Colegiado de Pedagogia da Unespar-Campus Paranaguá. Professora Formadora do curso de Pedagogia EaD da UFPR. Coordenadora pedagógica de estágios obrigatórios e não obrigatórios no Colégio Estadual do Paraná/SEED-PR (desde 2016). Membra do NESEF/UFPR- Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre o Ensino de Filosofia (UFPR/CNPq).  Possui experiência em sala de aula da educação infantil ao ensino superior (presencial e EaD). Dedica-se a pesquisar as crianças e as infâncias, a educação filosófica, o ensino de teatro e de filosofia, a formação de professores, gestão educacional e as tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Batista, C. M. de S., Silva, E. L. da, & Zanini, R. A. (2025). Currículos para as infâncias: disputas, resistências e a criação de uma possível educação emancipadora, antirracista e de valorização dos professores. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2123–2138. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18