Currículos para as infâncias

disputas, resistências e a criação de uma possível educação emancipadora, antirracista e de valorização dos professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18

Keywords:

Currículo em Disputa, Infâncias, Filosofia das Crianças, Formação Continuada de Professores, Autonomia Docente, Escola Sem Partido

Abstract

This article analyzes the disputes and resistance in curricula focused on children in Brazil, seeking an emancipatory education. It is based on the dialogue of three doctoral theses that explore the relationships between childhood, curriculum, and continuing teacher education within the context of public schools. The aim is to analyze the disputes and resistance in curricula focused on children in Brazil, seeking an emancipatory education. The research reveals that the curriculum is a battlefield of ideological struggle, where movements like Escola Sem Partido attempt to control narratives by excluding topics on race, class, and African-based religions, promoting a whitewashing of the curriculum. This stance restricts teacher autonomy and limits the development of critical thinking, especially for Black and Indigenous children. In contrast, the Philosophy of Children proposes a curriculum based on listening and the ability to question, challenging standardized teaching models. Continuing education emerges as a strategic space to strengthen teacher autonomy and promote more inclusive and diverse curricula. The study reinforces the importance of defending the autonomy of teachers and public schools as spaces for freedom, resistance, and social transformation, fundamental to a critical, democratic, and anti-racist education that values childhood and empowers teachers.

 

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Author Biographies

Clarice Martins de Souza Batista, Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR)

Doutorado em Educação da UFPR. na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social do Programa de Pós Graduação. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS /Campo Grande. Especialização em Gestão e Adminstração Educacional pelo Grupo Educacional Faveni. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Campus Três Lagoas. Membro do Grupo de Estudos Ereya. É Professora na Rede Municipal de Curitiba- Paraná. Pedagoga na rede Estadual do Paraná.

Evellyn Ledur da Silva, Centro Universitário UniOpet | Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR)

Possui Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Especialização em Gestão Educacional pela UNICENTRO (2016), Especialização em Mídias Integradas na Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018), Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2019-2023). Tem como temas de pesquisa o processo de Formação Inicial e Continuada dos Professores; Políticas Educacionais; Atuação do Pedagogo no Ensino Médio; Estágio Curricular Supervisionado.

Raquel Aline Zanini, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela UFPR (2024). Professora colaboradora temporária do Colegiado de Pedagogia da Unespar-Campus Paranaguá. Professora Formadora do curso de Pedagogia EaD da UFPR. Coordenadora pedagógica de estágios obrigatórios e não obrigatórios no Colégio Estadual do Paraná/SEED-PR (desde 2016). Membra do NESEF/UFPR- Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre o Ensino de Filosofia (UFPR/CNPq).  Possui experiência em sala de aula da educação infantil ao ensino superior (presencial e EaD). Dedica-se a pesquisar as crianças e as infâncias, a educação filosófica, o ensino de teatro e de filosofia, a formação de professores, gestão educacional e as tecnologias educacionais.

Published

2025-12-10

How to Cite

Batista, C. M. de S., Silva, E. L. da, & Zanini, R. A. (2025). Currículos para as infâncias: disputas, resistências e a criação de uma possível educação emancipadora, antirracista e de valorização dos professores. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2123–2138. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18