Cinema nos currículos para as infâncias

possibilidades e aproximações pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19

Palavras-chave:

Cinema e educação, Crianças e infâncias, Currículo como prática cultural

Resumo

Com o intuito de refletir sobre as possibilidades formativas do cinema para abordar a diversidade temática referente às crianças e infâncias no currículo, este texto dialoga com uma pesquisa de doutorado sobre cinema e educação, que envolveu uma disciplina (Cinema, Infância e Educação), ministrada em um curso de Pedagogia de uma universidade pública federal no sul do Brasil. A partir de um ciclo de exibição de filmes com temáticas sobre as infâncias, por meio de curtas e longas-metragens de diferentes gêneros narrativos – drama, ficção, suspense, humor, animação e documentário –, a curadoria envolveu produções internacionais conhecidas e outras de menor alcance, bem como obras nacionais já consolidadas e outras de âmbito regional e local, permitindo refletir sobre o quanto certas temáticas estão presentes nos discursos pedagógico e cinematográfico sobre as infâncias. Tais questões são relevantes para pensar outras narrativas nos currículos das infâncias e para ampliar as referências de docentes e crianças a respeito da produção cultural cinematográfica. As considerações deste artigo reafirmam a relevância do cinema no componente curricular das infâncias, contemplando as múltiplas linguagens da arte, a pluralidade e as especificidades dos universos infantis, bem como os aspectos contextuais em que muitas crianças vivem e se relacionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É doutora em Educação pela UFSC com Estágio no Exterior na Università Cattolica del Sacro Cuore, USCS, Milão. Realizou pós-doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da USCS em 2016 e estágio pós-doutoral na Universitat de Lleida em 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA, UFSC/CNPq), articula ensino, pesquisa e extensão a partir dos temas da infância, cinema e educação; mídia-educação, tecnologias e cultura digital; formação docente e dimensões estéticas na formação.

José Douglas Alves dos Santos, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pedagogo (UFS). Pesquisador do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/CNPq/UFSC), onde tem abordado, no âmbito da pesquisa acadêmica, a relação das infâncias em diferentes contextos, a experiência estética com filmes no processo formativo (escolar e não escolar), a leitura pedagógica de imagens, a cultura escolar e problematizado aspectos da formação docente.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Fantin, M., & Santos, J. D. A. dos. (2025). Cinema nos currículos para as infâncias: possibilidades e aproximações pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2154–2168. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19