Cinema nos currículos para as infâncias
possibilidades e aproximações pedagógicas
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19Mots-clés :
Cinema e educação, Crianças e infâncias, Currículo como prática culturalRésumé
Com o intuito de refletir sobre as possibilidades formativas do cinema para abordar a diversidade temática referente às crianças e infâncias no currículo, este texto dialoga com uma pesquisa de doutorado sobre cinema e educação, que envolveu uma disciplina (Cinema, Infância e Educação), ministrada em um curso de Pedagogia de uma universidade pública federal no sul do Brasil. A partir de um ciclo de exibição de filmes com temáticas sobre as infâncias, por meio de curtas e longas-metragens de diferentes gêneros narrativos – drama, ficção, suspense, humor, animação e documentário –, a curadoria envolveu produções internacionais conhecidas e outras de menor alcance, bem como obras nacionais já consolidadas e outras de âmbito regional e local, permitindo refletir sobre o quanto certas temáticas estão presentes nos discursos pedagógico e cinematográfico sobre as infâncias. Tais questões são relevantes para pensar outras narrativas nos currículos das infâncias e para ampliar as referências de docentes e crianças a respeito da produção cultural cinematográfica. As considerações deste artigo reafirmam a relevância do cinema no componente curricular das infâncias, contemplando as múltiplas linguagens da arte, a pluralidade e as especificidades dos universos infantis, bem como os aspectos contextuais em que muitas crianças vivem e se relacionam.
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