Literatura negroafetiva

antirracismo, resistências e afetos possíveis em livros literários para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS15

Palavras-chave:

Educação Infantil, Literatura negroafetiva, Relações étnico-raciais

Resumo

O estudo das culturas afrobrasileiras e indígenas, uma das mais importantes demandas educacionais contemporâneas no Brasil, é impulsionado pela ação dos movimentos negros e indígenas e ratificada por meio das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A literatura infantil abre possibilidades para articular esteticamente Educação Infantil e Educação das Relações Étnico-Raciais.  No presente artigo, o objetivo é discutir como a literatura para crianças pode ser espaço de resistências e de criação de possíveis caminhos para a educação antirracista, à luz do conceito de literatura negroafetiva da escritora Sonia Rosa. A metodologia, de viés qualitativo, envolve o rastreio de obras com protagonistas negros, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2022 - Educação Infantil, e a seleção de sete obras literárias para uma análise mais detida. Os resultados da pesquisa indicam um crescimento no número de obras literárias com personagens diversos em termos étnico-raciais aprovadas para compor acervos do PNLD Literário, mas ainda é bastante restrito o universo de narrativas cujo protagonismo é negro. A leitura e discussão de algumas obras selecionadas indicam o potencial da literatura negroafetiva para ampliar repertórios da criança, na medida em que promove representações positivas, plurais e complexas de personagens negras, localizadas em enredos múltiplos que diversificam e valorizam as experiências humanas. Observa-se, por fim, a relevância de ampliar acervos literários que não apenas incluam personagens negras como representação da diversidade étnico-racial, mas que, sobretudo, valorizem vivências e experiências negras, inserindo as personagens em redes de afeto e acolhimento.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora e pesquisadora do Programa de Pòs-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Amanda Mendonça Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Educação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pedagoga, especialista em Educação Tranformadora pela mesma universidade. Doutroranda em Educação na mesma universidade.  Faz parte do Núcleo Antirracista e Multicultural da Escola Projeto de Porto Alegre, RS, onde atua como coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais. Realizou pesquisa na área da Educação Indígena com a população Mbyá Guarani

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Bonin, I. T., & Rodrigues, A. M. (2025). Literatura negroafetiva: antirracismo, resistências e afetos possíveis em livros literários para crianças. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2034–2050. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS15