Corpos, currículos e infâncias

Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17

Palavras-chave:

Currículo, Infâncias, Diferença, Devir

Resumo

Este trabalho parte de inquietações trazidas durante uma atividade desenvolvida no contexto do estágio docência, onde estudantes do quarto e quinto período do curso de pedagogia foram convidados a compartilhar, de maneira anônima, experiências marcantes na educação básica. A leitura dos relatos trazidos foi marcada pela recorrência de violências vividas nas infâncias, o que mobilizou questionamentos sobre os modos como os corpos infantis são tratados e, muitas vezes, silenciados no espaço escolar. Diante dessas questões, o objetivo deste trabalho é problematizar os silenciamentos dos corpos nas infâncias e pensar o devir-criança como movimento ético-político nos currículos, para criar possibilidades outras de (re)existências nos cotidianos escolares. Para isso, dialogamos com a filosofia da diferença, os estudos dos/nos/com os cotidianos e o campo do currículo, buscando problematizar as expectativas de controle e os discursos normativos sobre as infâncias, desejando afirmar suas multiplicidades e existências singulares no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Lorena Carmo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Pedagogia (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UNIRIO). Pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa Nota-10 FAPERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas (ConCU) e do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CONCAVA/CNPQ).

Luana Carneiro Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Pedagogia (UFPA), mestre em Currículo (PPEB - UFPA), doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED - UERJ) e membro do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CONCAVA/CNPQ).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Carmo, L., & Bezerra, L. C. (2025). Corpos, currículos e infâncias: Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2098–2110. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17