Corpos, currículos e infâncias
Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17Palavras-chave:
Currículo, Infâncias, Diferença, DevirResumo
Este trabalho parte de inquietações trazidas durante uma atividade desenvolvida no contexto do estágio docência, onde estudantes do quarto e quinto período do curso de pedagogia foram convidados a compartilhar, de maneira anônima, experiências marcantes na educação básica. A leitura dos relatos trazidos foi marcada pela recorrência de violências vividas nas infâncias, o que mobilizou questionamentos sobre os modos como os corpos infantis são tratados e, muitas vezes, silenciados no espaço escolar. Diante dessas questões, o objetivo deste trabalho é problematizar os silenciamentos dos corpos nas infâncias e pensar o devir-criança como movimento ético-político nos currículos, para criar possibilidades outras de (re)existências nos cotidianos escolares. Para isso, dialogamos com a filosofia da diferença, os estudos dos/nos/com os cotidianos e o campo do currículo, buscando problematizar as expectativas de controle e os discursos normativos sobre as infâncias, desejando afirmar suas multiplicidades e existências singulares no espaço escolar.
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