Corpos, currículos e infâncias

Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17

Palabras clave:

Currículo, Infâncias, Diferença, Devir

Resumen

Este trabalho parte de inquietações trazidas durante uma atividade desenvolvida no contexto do estágio docência, onde estudantes do quarto e quinto período do curso de pedagogia foram convidados a compartilhar, de maneira anônima, experiências marcantes na educação básica. A leitura dos relatos trazidos foi marcada pela recorrência de violências vividas nas infâncias, o que mobilizou questionamentos sobre os modos como os corpos infantis são tratados e, muitas vezes, silenciados no espaço escolar. Diante dessas questões, o objetivo deste trabalho é problematizar os silenciamentos dos corpos nas infâncias e pensar o devir-criança como movimento ético-político nos currículos, para criar possibilidades outras de (re)existências nos cotidianos escolares. Para isso, dialogamos com a filosofia da diferença, os estudos dos/nos/com os cotidianos e o campo do currículo, buscando problematizar as expectativas de controle e os discursos normativos sobre as infâncias, desejando afirmar suas multiplicidades e existências singulares no espaço escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Lorena Carmo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Pedagogia (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UNIRIO). Pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa Nota-10 FAPERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas (ConCU) e do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CONCAVA/CNPQ).

Luana Carneiro Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Pedagogia (UFPA), mestre em Currículo (PPEB - UFPA), doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED - UERJ) e membro do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CONCAVA/CNPQ).

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Carmo, L., & Bezerra, L. C. (2025). Corpos, currículos e infâncias: Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2098–2110. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17