Curriculum on Fire

Fahrenheit 451, the Control and Silencing of Childhood

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12EN

Palavras-chave:

Curriculum, Childhood, Listening, Education, Fahrenheit 451

Resumo

This article aims to analyze the political and pedagogical foundations present in Ray Bradbury's dystopian novel Fahrenheit 451 and establish a dialogue between excerpts from the work and contemporary conceptions of curriculum and childhood. From Freire's critical perspective on education, the article discusses how the work denounces an educational model focused on silencing, denying critical thinking, and fostering conformist subjectivities. Drawing on authors such as Paulo Freire (1987), Miguel Arroyo (2013), and Theodor Adorno (2020), the article problematizes the use of school as an instrument of ideological control and the reduction of childhood to a time of capture and early standardization. The article also understands the curriculum not only as a prescriptive instrument of content and competencies, but also as a political territory of dispute. Listening is approached as a pedagogical practice that breaks with adult-centric logic and opens space for the recognition of children as subjects of language, knowledge, and rights.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículo em chamas

Biografia do Autor

Tatiane Sperandio Fernandes Molini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em letras-português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Possui curso superior em Pedagogia (2014). Atualmente cursa doutorado em educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É funcionária efetiva da Prefeitura Municipal de Vila Velha - ES. Já desempenhou as funções de: assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Coordenadora da Gerência de Educação Integral, Formadora na área de Língua e Literatura, Coordenadora de Turno, Professora de Língua Portuguesa e Pedagoga. Atua nas áreas de Programas e Ações Pedagógicas, Educação Integral, Conselhos Escolares, Órgãos Colegiados, Gestão Democrática, Língua Portuguesa e Literatura. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Educação Integral, Instituição Sócio-Educativa, Literatura, Arte e Cultura. Interesse em pesquisas sobre Literatura e Educação, Arte e Cultura na Educação, Educação Integral, Ensino de Língua Portuguesa, Gestão Democrática da Educação e Órgãos Colegiados.

Gianni Marcela Ferreira Boechard, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da UFES (2023), Mestre pelo PPGE-UFES (2016), graduada em Licenciatura Plena no curso de Pedagogia da UFES (2011). Professora de Educação Especial nas redes municipais de Vila Velha e Cariacica/ES.

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado em Filosofia (- bolsa Capes) na School of Philosophy da University College Dublin (Irlanda, 2013-2014), sob a supervisão do professor Brian O Connor. Estágio de Qualificação em Filosofia (Teoria Crítica) sob supervisão do professor Dr. Christoph Türcke (Hochscule für Grafik und Buchkunst - HGB, Leipzig, Alemanha - 2018/2). Doutor em Educação (História e Política) pelo PPGE / UFSC, Brasil (Bolsa Capes). Doutorado Sanduiche (2003-2004) na School of Education e do Department of German da University of Nottingham (Inglaterra, Reino Unido - Bolsa Capes). Mestre em Filosofia da Educação (PPGE / Unimep / SP - Bolsa Capes); Graduado em Filosofia (CCHN / Ufes); Graduado em Educação Física (CEFD/Ufes); Graduação em História (interrompida - 1986-1990). Professor em Dedicação Exclusiva (DE) - Tempo integral no Departamento de Educação, Política e Sociedade - Deps/ Ufes - do Centro de Educação da Ufes. Integra o corpo docente da Linha de Pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE / CE / Ufes) e na Linha de Pesquisa Literatura: História, Alteridade e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/Ufes). 

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Molini, T. S. F., Boechard, G. M. F., & Loureiro, R. (2025). Curriculum on Fire: Fahrenheit 451, the Control and Silencing of Childhood. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1978–1992. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12EN