Entre o estranho e o familiar

Pedagogia da hospitalidade e currículo de portas abertas no encontro com infâncias trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS13

Palavras-chave:

Pedagogia da hospitalidade, Currículo de portas abertas, Infâncias trans, Cartografia, Transição de gênero

Resumo

A pedagogia da hospitalidade é constituída por práticas de ensinar que se abrem à alteridade, acolhendo o inesperado, o estrangeiro e o que nem sempre tem um nome, uma identidade ou um rosto. Trata-se de uma pedagogia criada no encontro com infâncias de crianças trans e que, para existir, demanda a criação de um currículo de portas abertas, capaz de acolher a diferença sem capturá-la. Com base em um exercício cartográfico que mapeou os percursos de crianças trans e de suas famílias, este artigo mostra os efeitos que infâncias em transição de gênero produzem sobre as práticas pedagógicas e curriculares. Inspirando-se na ética da hospitalidade, tal como formulada por Jacques Derrida, nas filosofias da diferença, nos estudos queer e nas perspectivas curriculares pós-críticas, o argumento desenvolvido é o de que, ao se abrirem para o acolhimento da diferença, as famílias de crianças trans movimentam e praticam uma pedagogia da hospitalidade, constituída por linhas de despedida, luto, alegria e renascimento. Essa pedagogia se conecta ao currículo escolar, interpelando-o a abrir as portas à novidade que as infâncias em dissidências anunciam para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo de Lorena, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG, 2024). Licenciado em Filosofia e em Pedagogia. É professor de Filosofia na Educação Básica e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC/CNPq), da Faculdade de Educação da UFMG. 

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorados pela Universitat de València e pela Universidade de Barcelona. Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG; pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPQ Nível 1B; fundadora e coordenadora do GECC.  

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Lorena, J. P. de, & Paraíso, M. A. (2025). Entre o estranho e o familiar: Pedagogia da hospitalidade e currículo de portas abertas no encontro com infâncias trans. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1993–2019. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS13