Entre o estranho e o familiar

Pedagogia da hospitalidade e currículo de portas abertas no encontro com infâncias trans

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS13

Mots-clés :

Pedagogia da hospitalidade, Currículo de portas abertas, Infâncias trans, Cartografia, Transição de gênero

Résumé

A pedagogia da hospitalidade é constituída por práticas de ensinar que se abrem à alteridade, acolhendo o inesperado, o estrangeiro e o que nem sempre tem um nome, uma identidade ou um rosto. Trata-se de uma pedagogia criada no encontro com infâncias de crianças trans e que, para existir, demanda a criação de um currículo de portas abertas, capaz de acolher a diferença sem capturá-la. Com base em um exercício cartográfico que mapeou os percursos de crianças trans e de suas famílias, este artigo mostra os efeitos que infâncias em transição de gênero produzem sobre as práticas pedagógicas e curriculares. Inspirando-se na ética da hospitalidade, tal como formulada por Jacques Derrida, nas filosofias da diferença, nos estudos queer e nas perspectivas curriculares pós-críticas, o argumento desenvolvido é o de que, ao se abrirem para o acolhimento da diferença, as famílias de crianças trans movimentam e praticam uma pedagogia da hospitalidade, constituída por linhas de despedida, luto, alegria e renascimento. Essa pedagogia se conecta ao currículo escolar, interpelando-o a abrir as portas à novidade que as infâncias em dissidências anunciam para a educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

João Paulo de Lorena, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG, 2024). Licenciado em Filosofia e em Pedagogia. É professor de Filosofia na Educação Básica e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC/CNPq), da Faculdade de Educação da UFMG. 

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorados pela Universitat de València e pela Universidade de Barcelona. Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG; pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPQ Nível 1B; fundadora e coordenadora do GECC.  

Téléchargements

Publiée

2025-12-10

Comment citer

Lorena, J. P. de, & Paraíso, M. A. (2025). Entre o estranho e o familiar: Pedagogia da hospitalidade e currículo de portas abertas no encontro com infâncias trans. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1993–2019. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS13