Estar entre muros

infâncias plurais e os currículos que se produzem nas instituições de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS16

Palavras-chave:

Acolhimento, Enclausuramento, Socialização infantil, Infância, Currículo

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir acerca do cerceamento infantil na condição de abrigamento, cujos muros delineiam os espaços permitidos ou proibidos a essas crianças. A pesquisa, de cunho bibliográfico e natureza qualitativa, está respaldada nos postulados de Foucault (2014), que nos auxiliam a compreender a constituição do ser criança a partir de um olhar questionador, abrindo possibilidades para o entendimento do funcionamento das instituições dirigidas a elas. Além disso, fundamenta-se nos estudiosos da Sociologia da Infância, como Corsaro (2011), Prout (2004), Sarmento (2007), Tomás et al. (2021), dentre outros, que reconhecem as crianças como sujeitos socialmente competentes e produtores de cultura. Os resultados apontam a necessidade de redirecionamentos na dinâmica da instituição de acolhimento, com base no conceito de criança como ator social competente para falar sobre si e sobre os fatos ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Eliane Dominico, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil da Unicentro (GEPEDIN). 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Dominico, E., & Yaegashi, S. F. R. (2025). Estar entre muros: infâncias plurais e os currículos que se produzem nas instituições de acolhimento . Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2068–2082. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS16