Entre a convocação e a escolha
a adesão ao PNLD 2022 como dispositivo de colonização curricular na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS04Palavras-chave:
educação infantil, PNLD 2022, livro didático, políticas curriculares, currículoResumo
Este artigo analisa o PNLD 2022 para a educação infantil como parte de um processo de colonização curricular que busca antecipar a escolarização das crianças pequenas por meio da distribuição de livros didáticos. A partir de uma perspectiva pós-estrutural, que compreende o currículo como prática discursiva (Lopes; Macedo, 2011) e enunciação cultural (Frangella, 2016), articula-se a análise às políticas normativas da BNCC e da PNA. A política do livro didático para crianças da primeira etapa da educação básica é compreendida como dispositivo que tenta fixar sentidos qualidade, infância e educação infantil, sustentados por estereótipos e pelo desejo de fixação de um currículo homogêneo, operando como fetiche (Bhabha, 2013). Com base em dados de adesão das redes municipais, discute-se como a suposta liberdade de escolha pelo material didático é atravessada por mecanismos de convocação, produção de consenso, ainda que provisoriamente, e silenciamento.
Palavras-chave: Educação Infantil; PNLD 2022; livro didático; políticas curriculares; currículo.
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