Estudo comparado do financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e no Uruguai

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO05

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, comparativamente, as estratégias de financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil, através do Programa Mais Educação (PME), e no Uruguai, por meio das Escuelas de Tiempo Completo (ETCs). Tendo como referência o estudo comparado em educação, empregou-se a pesquisa documental, a partir de documentos normativos da referidas políticas, bem como a pesquisa bibliográfica, por meio de estudos realizados no campo. Entre os resultados, constatou-se o alinhamento das estratégias de financiamento do Programa Mais Educação e das Escuelas de Tiempo Completo às orientações que sustentaram as reformas educacionais da década de 1990, seja pela busca da ampliação da jornada escolar sem o aumento dos recursos financeiros para a área; ou pelo financiamento a partir de empréstimos junto a organizações financeiras internacionais.

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Biografia do Autor

Carlos Antônio Diniz Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor Adjunto no Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integra o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e o Grupo de Pesquisa: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO). Tem como temáticas centrais de investigação: Financiamento da Educação, Políticas de ampliação da jornada escolar, Planejamento Educacional, Estudos Comparados em Educação e Mercosul Educacional.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Júnior, C. A. D. (2024). Estudo comparado do financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e no Uruguai. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO05