Gestão municipal da escola rural em Londrina/PR (1949-1992)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO07Resumo
O objetivo consiste em compreender as ações de gestão do município de Londrina, Paraná, voltadas à escolarização rural e empreendidas por órgãos do poder executivo (1949-1992). A pesquisa foi documental, tendo como fonte histórica registros (atas, fotografias, relatórios, termos de visita) das atividades da gestão da educação municipal. Para a análise contou com a categoria historiográfica municipio pedagógico proposta por Justino Pereira de Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e interlocutores. Como resultado, a escola rural em Londrina, ao longo do processo histórico, foi gerida por três órgãos do poder executivo local: Departamento de Educação Pública e Assistência Social (Depas), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Secretaria Municipal de Educação (SME) e as ações estiveram voltadas ao pedagógico, ao comportamento docente, à formação do sujeito do campo e às políticas educacionais em escalas local, regional e nacional.
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