Gestão municipal da escola rural em Londrina/PR (1949-1992)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO07

Resumo

O objetivo consiste em compreender as ações de gestão do município de Londrina, Paraná, voltadas à escolarização rural e empreendidas por órgãos do poder executivo (1949-1992). A pesquisa foi documental, tendo como fonte histórica registros (atas, fotografias, relatórios, termos de visita) das atividades da gestão da educação municipal. Para a análise contou com a categoria historiográfica municipio pedagógico proposta por Justino Pereira de Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e interlocutores. Como resultado, a escola rural em Londrina, ao longo do processo histórico, foi gerida por três órgãos do poder executivo local: Departamento de Educação Pública e Assistência Social (Depas), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Secretaria Municipal de Educação (SME) e as ações estiveram voltadas ao pedagógico, ao comportamento docente, à formação do sujeito do campo e às políticas educacionais em escalas local, regional e nacional.

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Sacchelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Educação, Curso de Pedagogia, da UEL. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPROC/CNPq)

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Associado do Departamento de Educação (EDU) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa na área de História da Educação. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPROC/CNPq) e membro do Museu Escolar de Londrina (MEL). 

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Sacchelli, G. da S., & Honorato, T. (2024). Gestão municipal da escola rural em Londrina/PR (1949-1992). Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO07