O futuro do professor é online?

Implicações políticas, sociais e pedagógicas

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar imagens da profissão de professor/a e os saberes que se renovam historicamente, buscando formas manifestas de (re)existência do ser professor no tempo presente, especialmente em tempos de crise do capitalismo. A pesquisa se propõe a analisar as mudanças históricas nas representações sociais do professor e identificar o papel das tecnologias educacionais, especialmente no período contemporâneo. Para isso, foram utilizadas fontes históricas, estudos literários e análises documentais de imagens de professor e as transformações na prática educacional ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de tendências pedagógicas e tecnológicas nos diferentes experimentos vivenciados. A pergunta norteadora da proposta é: Quais imagens de professor repercutem nas pedagogias ao longo da história e da cultura, em especial no tempo presente? A abordagem é inspirada nas leituras de mundo e práticas de (re)conhecimento, buscando entender as demandas e analisar as perspectivas socioculturais depositadas na figura do profissional da educação. Os resultados revelaram que os condicionantes tecnológicos tiveram um papel significativo na construção das imagens do professor em cada época até a atualidade, produzindo estereótipos e moldando a imagem do professor – na pedagogia da mídia - como empreendedor, inovador tecnológico e competitivo. Em suma, o trabalho busca contribuir para a compreensão das imagens do professor ao longo da história e como as mudanças tecnológicas influenciaram sua representação, oferecendo insights para uma reflexão crítica sobre as demandas e desafios enfrentados pelo profissional da educação no contexto contemporâneo.

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Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE/Canoas. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Patrícia Gusmão Maciel, Universidade La Salle

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil); Especialista em Gestão Cultural (SENAC, Rio Grande do Sul); Especialista em Psicopedagogia (Uniasselvi, Rio Grande do Sul); Especialista em Língua, Literatura e Ensino (Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande do Sul); Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora de Arte nas redes municipais de Ensino Fundamental das cidades de Sapucaia do Sul e Capão da Canoa (Rio Grande do Sul, Brasil). Tem experiência na área de Educação e é membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pesquisador PQ 1D-CNPq e Consultor/Avaliador de projetos CNPq, CAPES, INEP e FAPESB. Formação: Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III de Madri (UC3M - 2014-2015); Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000); Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992); Especialista em História (FUBRAE - Goiânia 1986); Graduado em Filosofia - Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS, 1982). Atua na área de Filosofia da Educação em suas interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica e da teoria crítica.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Conte, E., Maciel, P. G., & Trevisan, A. L. (2024). O futuro do professor é online? : Implicações políticas, sociais e pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, 24(83). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/31190