Educação, democracia e modernidade no movimento dos pioneiros da Educação Nova (Brasil, 1932/1959)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO08

Resumo

O artigo explicita o ideal de democracia e modernidade nos Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932 e 1959). Os dois Manifestos são concebidos como lugares de memória onde estão cristalizados dois momentos históricos de lutas pela educação pública e defesa da democracia liberal no Brasil, no período de 1930 a 1960. Nos Manifestos, os “educadores progressistas” apresentam um diagnóstico de crise da situação da educação tradicional e propõem uma reforma que poderia direcionar e qualificar o desenvolvimento econômico e social do Brasil para o mundo da “civilização moderna”. O estudo percorreu os caminhos da História da Educação e manejou procedimentos metodológicos do método histórico, da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva decolonial. No conjunto de texto, aborda-se a modernidade como o canto das sereias que seduziu os educadores engajados no projeto de um Brasil democrático; explicita-se o cenário do contexto histórico e o horizonte da modernidade no pensamento e nos manifestos dos pioneiros da Educação Nova.  Em termos conclusivos, ressalta-se a importância do movimento dos pioneiros em defesa da democracia e da escola pública e laica para toda a população brasileira. Entretanto, demonstra-se também o quanto os “educadores progressistas” foram seduzidos pelo canto universalista da modernidade ocidental.

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Biografia do Autor

Carlos Renato Carola, Universidade do Extremo sul Catarinense (UNESC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Graduado em Pedagogia pela UNESC (1990); Especialização em História pela UNESC; Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997); Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP/2004); e pós-doutorado pela Facultat de Magisteri de Universitat València (Espanha, 2016). 

Mário Henrique Leite Souza, Universidade do Extremo sul Catarinense (UNESC)

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2022), Especialização em Treinamento Esportivo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2008), Graduado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2002). Docência em Educação Infantil, Fundamental e Médio Docência no Ensino Superior, nas cadeiras de Voleibol e Recreação e Lazer (Universidade do Vale do Araranguá-SC); Docência no Ensino Superior a Distância pela UNIASSELVI (Curso de Educação Física); Assistente Técnico da Seleção Catarinense de Voleibol Masculino (2013 a 2015); Treinador Nacional Nível 2, 3 e 4 pela Confederação Brasileira de Voleibol – CBV; Treinador de Voleibol da cidade de Braço do Norte/SC.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Carola, C. R., & Souza, M. H. L. (2024). Educação, democracia e modernidade no movimento dos pioneiros da Educação Nova (Brasil, 1932/1959). Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO08