Neoliberalismo e a constituição de professores de Matemática na sociedade infocrática da sedução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS08

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos do neoliberalismo sobre as práticas pedagógicas nas quais os jogos no ambiente tecnológico estão presentes e a constituição de determinados modos de ser professor de Matemática em uma sociedade infocrática da sedução. Como aportes teóricos, se baseia nas discussões pós-críticas sobre o neoliberalismo e no conceito de infocracia de Byung-Chul Han. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Os materiais analisados foram 24 artigos científicos ou resumos expandidos completos de domínio público, disponíveis nos anais eletrônicos das reuniões nacionais da ANPEd entre os anos de 2000 e 2021, nas modalidades trabalho ou pôster, no GT 19 – Educação Matemática. A estratégia analítica posta em operação foi inspirada na análise do discurso em Michel Foucault. Por meio da observação das recorrências encontradas, foi possível identificar que o professor da sociedade infocrática da sedução pode ser visto como um gestor de informações, ou seja, responsável por um trabalho de pesquisa detalhada, de captura de todos os pormenores dos alunos, desde seu conhecimento da disciplina até seus desejos. Nesse sentido, compreendeu-se que existe uma correlação entre o fazer docente e as práticas de governamento do Estado, unidos para a produção de sujeitos adequados à sociedade neoliberal contemporânea mediante a exploração de informações, captura da atenção e modulação da memória – contexto no qual os jogos se colocam como possibilidade fortuita para a execução desse propósito.

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Biografia do Autor

Fernando Fogaça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da mesma instituição.

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Fogaça, F., & Wanderer, F. (2024). Neoliberalismo e a constituição de professores de Matemática na sociedade infocrática da sedução. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS08