TecnoContos

ficções sonoras, tecnologias e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS13

Resumo

O presente artigo expõe uma experiência de ciberpesquisa-formação realizada em uma universidade pública do Rio de Janeiro, na qual mais de 200 estudantes criaram ficções sonoras, em formato de podcast, sobre temáticas da área de Tecnologias e Educação. Enquanto alguns teóricos afirmam que já não narramos e vivemos a crise da narração (Han, 2023) ocasionada pelos usos das tecnologias digitais, esta pesquisa avança em direção contrária. Inspirada nos fundamentos teórico-metodológicos da ciberpesquisa-formação (Santos, 2019), da pesquisa narrativa (Ferraroti, 2014) e das pesquisas com os cotidianos Alves, 2019; Certeau, 2012), a pesquisa priorizou a intervenção direta na sala de aula com o desenvolvimento de projetos narrativos e os usos criativos das tecnologias digitais em rede. Os achados da pesquisa demonstram: 1) O trabalho com sons digitais proporcionou um acesso aos cotidianos habitados pelos estudantes, evidenciando as paisagens sonoras como um recurso narrativo potente; 2) A ficcionalização e os usos da invenção ficcional permitem problematizar e pluralizar o presente; 3) Os projetos narrativos funcionam como dispositivos autorais, potencializando o letramento digital; e 4) A criação de uma história digital é atravessada pela hiperescrita de si (Autora, 2018) e, em algumas ocasiões, revela a busca por uma narrativa coletiva. Como resultado do projeto, foi criada uma playlist com mais de 40 TecnoContos, ficções sonoras de três a cinco minutos de duração, que recuperam uma prática fundamental do ato de educar: compartilhar histórias e aprender com elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pesquisadora argentina. Professora Adjunta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Líder do EduStoryLab - Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Editora da Revista Docência e Cibercultura/UERJ (2017- atual). Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas  Processos Culturais. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina) e Bacharel em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Tem experiência na área de Tecnologias e Educação, Formação de professores, Cibercultura, Educação Online, EaD, Didática e o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos usos das Narrativas Digitais, Digital Storytelling, Narrativas Transmídia, Literatura expandida, Ficção e Hipermídia em diversos contextos e práticas de ensino-aprendizagem, com foco na formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Maddalena, T. L. (2024). TecnoContos: ficções sonoras, tecnologias e educação. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS13