TecnoContos: sound fictions, technologies and education
ficções sonoras, tecnologias e educação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS13Abstract
This article presents a cyber-research-training experience carried put at a public university in Rio de Janeiro, in which more than 200 students crated sound fictions, in podcast format, on topics in the area of Educational Technology- While some theorists affirm thar we no longer narrate and live the crisis of narration (Han, 2023) caused by the uses of digital technologies, this research takes a position in the opposite direction. With the theorical-methodological foundations of cyber-research-training (Santos, 2019), narrative research (Ferraroti, 2014) and research with everyday life (Alves, 2019; Certeau, 2012), the research prioritized direct intervention in the classroom with the development of narrative projects and creative uses of digital technologies in connection. The research findings demonstrate: 1) The work with digital sounds provided access to the everyday life inhabited by the students, evidencing soundscapes as a powerful narrative resource; 2) The uses of fictional invention allow the present to be problematized and pluralized; 3) Narrative projects function as authorial devices, encouraging digital literacy; e 4) The creation of a digital story is crossed by the Self-Hyperwriting (Autor, 2018) and, on some occasions, reveals the search for a collective narrative. As a result of the project, a playlist was created with more than 40 Tecnocontos, sound fictions lasting three to five minutes, which recover a fundamental practice of the act of educating: sharing stories and learning from them.
Downloads
References
ALVES, N. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B. de; ALVES, N. (Orgs.) Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3. ed.Petrópolis, RJ: DP&A, 2008. p. 15-38.
AMADEU, S. A hipótese do colonialismo de dados e o neoliberalismo. In: Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. Orgs: Amadeu, S.; Souza, J. e Cassino, J. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.
ARISTÓTELES. Poética. Prefacio de Maria Helena da Rocha Pereira. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002.
BARICCO, A. La vía de la narración. Barcelona: Anagrama, 2023.
BENJAMIN, W. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:
Walter Benjamin: Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas. São Paulo:
Brasiliense, 1994. p.197-221.
BRUNER, J. Fabricando histórias: direito, literatura, vida. São Paulo: Letra e Voz,
2014.
CARRIÓN, J. Lo viral. Barcelona: Galáxia Gutemberg, 2020.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 20a ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2012.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
CONTRERAS, J. Presentación del Monográfico: El currículum como un proceso de creación: Indagaciones narrativas. Aula Abierta, 50(3), 663-664, 2021.
FERRAROTTI, F. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: EDUFRN, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAN, B. Y. A crise da narração. Tradução de Daniel Guilhermino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://bit.ly/1ryFC8Q. Acesso em: 10 mar. 2024.
LEMOS, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica/etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2006.
MADDALENA, T. L. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura. Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
MADDALENA, T. L.; NOLASCO-SILVA, L. . PANDEMIA ILUSTRADA: criações curriculares a partir da contação de histórias digitais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–16, 2022.
MAGGIO, M. Híbrida: enseñar en la universidad que no vimos venir. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tilde Editora, 2022.
NOLASCO-SILVA, L.; LO BIANCO, V. Os isolados e os aglomerados da cibercultura: ensino remoto emergencial, educação a distância e educação online. Salvador: Devires, 2022.
NÓVOA, A.; ALVIM, I. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade,
Campinas, v. 42, 2021.
SAAVEDRA, C. O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SCHAFER, M. The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World.
SCOLARI, C. Narrativas transmedia: cuando los medios cuentan. Barcelona: Deusto, 2013.
SCOLARI, C. Las leyes de la interfaz. Barcelona: Gedisa Editorial, 2018.
SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.