Educação das infâncias no YouTube

problematizações a partir da parceria “Felipe Neto e Minecraft”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS12

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar como as infâncias estão sendo produzidas, educadas e representadas em vídeos do canal de Felipe Neto no YouTube. Em tais vídeos, o YouTuber Felipe Neto joga Minecraft, um jogo de propriedade da Microsoft que é sucesso em todo o mundo. O campo teórico que embasa as discussões é o dos Estudos Culturais – e, metodologicamente, utiliza-se a etnografia de tela para a análise dos vídeos. A análise permitiu verificar a construçãode uma infância gamer, orientada pelo hiperconsumo, pela hiperatenção, pelo hiper desempenho e pelo empreendedorismo. Conclui-se que Felipe Neto e Minecraft educam as infâncias, na medida em que promovem mudanças de hábitos, reforçando determinadas representações e moldando as identidades das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Ripoll, D., Guizzo, B. S., & Rocha, J. O. F. (2024). Educação das infâncias no YouTube: problematizações a partir da parceria “Felipe Neto e Minecraft”. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS12