Vol. 24 No. 83 (2024): A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial

					View Vol. 24 No. 83 (2024): A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial

O dossiê A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial foi organizado com o intuito de reunir trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior que se dedicam ao estudo dos desenvolvimentos mais recentes no campo de interseção entre as tecnologias digitais e a educação. Nos últimos anos, esse campo tem sido profundamente transformado por fenômenos como a plataformização de instituições e de setores estratégicos da sociedade, a proliferação de artefatos culturais digitais – produzidos e distribuídos em redes sociais, blogs, websites e plataformas – e o avanço dos sistemas de inteligência artificial. Para a área educacional e pedagógica, esses avanços, embora ampliem possibilidades e alternativas, também impõem desafios e riscos significativos, exigindo reflexões críticas e bem fundamentadas. 

Published: 2024-12-09

Editorial

Dossier

  • The emergence of critical AI literacy The social reconstruction of citizenship in democracies under digital siege

    Alejandro Artopoulos, Alejandra Lliteras
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS01
  • History and Artificial Intelligence: an analysis of students' perceptions on the automation of research and teaching in History

    André Luiz da Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS02
  • Inteligência Artificial em Contextos Restritos de Recursos uma revisão no ensino de ciências

    Osmundo Rocha Claudino, Diego Dermeval, Luiz Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS03
  • Representações de mães com filhos análises das interpretações do ChatGPT

    Carine Bueira Loureiro, Fábio Yoshimitsu Okuyama
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS04
  • Artificial intelligence in education: would teachers be replaceable? será o professorado substituível?

    Candido Alberto Gomes, Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Maria Cecília Fierro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS05
  • Educação tecnológica na era da plataformização a Academia Cisco

    Edgar Roberto Kirchof, Vital Pereira dos Santos Junior, Augusto Russini
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS06
  • Educational improvement or communication management? On the pedagogical meaning of platformization for education

    Juliana Rossi Duci, Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, João Mauro Gomes Vieira de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07
  • Neoliberalism and the constitution of Mathematics teachers in the infocratic society of seduction

    Fernando Fogaça, Fernanda Wanderer
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS08
  • Colonialismo Digital desafios para a educação das mulheres numa perspectiva decolonial

    Elisangela Hahn dos Santos Santiago, Jaci de Fatima Souza Candiotto, Leoncio Santiago
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS09
  • Dimensions for critical education front data-driven technologies

    Jaciara de Sá Carvalho, Roberto Cardoso Freire da Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS10
  • Go with the flow? Professor, Influencer e a crise no sistema de peritos

    Moysés Pinto Neto
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS11
  • Educação das infâncias no YouTube problematizações a partir da parceria “Felipe Neto e Minecraft”

    Daniela Ripoll, Bianca Salazar Guizzo, Joici Oliveira Ferreira Rocha
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS12
  • TecnoContos: sound fictions, technologies and education ficções sonoras, tecnologias e educação

    Tania Lucía Maddalena
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS13

Articles

  • O futuro do professor é online? Implicações políticas, sociais e pedagógicas

    Elaine Conte, Patrícia Gusmão Maciel, Amarildo Luiz Trevisan
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO01
  • Projeto CONNECT e a contribuição das tecnologias digitais na formação continuada de professores

    Patrícia Lupion Torres, Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Regina Liberato Shibuta
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO02
  • “In gentle precepts": advice for female Catholic education in the 19th century

    Maria Celi Chaves Vasconcelos, Maria Teresa Santos Cunha
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03
  • Livro didático na Educação Infantil Perspectivas e expectativas das professoras

    Débora Figueiredo, Geisa Magela Veloso
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO04
  • Estudo comparado do financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e no Uruguai

    Carlos Antônio Diniz Júnior
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO05
  • Social Doctrine of the Church: a new management paradigm for Higher Ed-ucation Institutions in Brazil um novo paradigma de gestão às Instituições de Educação Superior no Brasil

    Valdir Borges, Sirley Terezinha Filipak, Jairo de Sousa Coelho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO06
  • Municipal management of the rural school in Londrina/PR (1949-1992)

    Gabriela da Silva Sacchelli, Tony Honorato
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO07
  • Education, democracy and modernity in the movement of the pioneers of New Education (Brazil, 1932/1959)

    Carlos Renato Carola, Mário Henrique Leite Souza
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO08
  • AN Critique of humanism os an ideology in education

    Alessandro de Melo, Ana Claudia Marochi
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO09