Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional?

Sobre o significado pedagógico da plataformização para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07

Resumo

Ao longo dos últimos anos, o uso de plataformas digitais de educação online tem adquirido proeminência no contexto educacional, situação que atingiu seu ápice durante a pandemia de Covid-19. Com o aumento da utilização dessas plataformas, é pertinente colocar a questão sobre qual seu significado pedagógico. O presente artigo pretende contribuir para a resposta a essa questão através da reconstrução de um caso empírico, composto por materiais pubicitários e institucionais da plataforma Moodle, utilizando o método da Hermenêutica Objetiva. A partir dessa análise, foi possível reconstruir os elementos pedagógicos constitutivos da plataforma. Observou-se que, apesar de sua pretensão de aperfeiçoamento educativo, ela na prática se reduz a uma ferramenta comunicacional de aprendizagem técnica e de gestão de dados, operando de acordo com a racionalidade técnica e econômica que caracteriza a sociedade contemporânea e dirimindo o potencial pedagógico da atividade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rossi Duci, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Educação Escolar UNESP/FCLAr. Professora adjunto A,  Centro de Ciências da Natureza e Humanas (CCNH) e Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) da Universidade Federal do ABC.

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Estágios pós-doutorais: J. W. Goethe Universität, Frankfurt am Main-AL, e Universitat des les Illes Balears, Palma de Mallorca-ES. Professor junto ao Departamento de Psicologia da Educação e aos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação Escolar e Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Araraquara-SP. 

João Mauro Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP (2020).

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Duci, J. R., Lastória, L. A. C. N., & Carvalho, J. M. G. V. de. (2024). Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional? : Sobre o significado pedagógico da plataformização para a educação. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07