Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional?

Sobre o significado pedagógico da plataformização para a educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07

Résumé

Ao longo dos últimos anos, o uso de plataformas digitais de educação online tem adquirido proeminência no contexto educacional, situação que atingiu seu ápice durante a pandemia de Covid-19. Com o aumento da utilização dessas plataformas, é pertinente colocar a questão sobre qual seu significado pedagógico. O presente artigo pretende contribuir para a resposta a essa questão através da reconstrução de um caso empírico, composto por materiais pubicitários e institucionais da plataforma Moodle, utilizando o método da Hermenêutica Objetiva. A partir dessa análise, foi possível reconstruir os elementos pedagógicos constitutivos da plataforma. Observou-se que, apesar de sua pretensão de aperfeiçoamento educativo, ela na prática se reduz a uma ferramenta comunicacional de aprendizagem técnica e de gestão de dados, operando de acordo com a racionalidade técnica e econômica que caracteriza a sociedade contemporânea e dirimindo o potencial pedagógico da atividade educativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Juliana Rossi Duci, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Educação Escolar UNESP/FCLAr. Professora adjunto A,  Centro de Ciências da Natureza e Humanas (CCNH) e Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) da Universidade Federal do ABC.

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Estágios pós-doutorais: J. W. Goethe Universität, Frankfurt am Main-AL, e Universitat des les Illes Balears, Palma de Mallorca-ES. Professor junto ao Departamento de Psicologia da Educação e aos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação Escolar e Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Araraquara-SP. 

João Mauro Gomes Vieira de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP (2020).

Téléchargements

Publiée

2024-12-09

Comment citer

Duci, J. R., Lastória, L. A. C. N., & Carvalho, J. M. G. V. de. (2024). Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional? : Sobre o significado pedagógico da plataformização para a educação. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07