A crítica ao humanismo como ideologia na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO09

Resumo

O objetivo desta pesquisa, síntese de um trabalho mais amplo no campo da teoria marxista da educação, é o de avaliar as formas teóricas do humanismo na obra de Karl Marx a partir da análise que dela fez o filósofo francês Louis Althusser (1918-1990), e de como o humanismo acaba sendo o fundamento das pedagogias críticas brasileiras, especialmente a denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Analisa-se as obras de juventude de Marx, nas quais o humanismo aparece, de acordo com as influências de Feuerbach e Hegel, com a presença de conceitos como Homem, alienação e emancipação humana. E, num segundo momento, como a PHC se assenta nestas obras de juventude de Marx. Trata-se de uma pesquisa teórica, que visa ampliar os debates no interior das pedagogias críticas no sentido de que estas superem a ideologia humanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Málaga (2015), financiado pelo CNPQ. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde trabalha como professor associado no Departamento de Educação. 

Ana Claudia Marochi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012) e graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), Bacharel em Direito e Especialização em Administração, Supervisão e Orientação escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

de Melo, A., & Marochi, A. C. (2024). A crítica ao humanismo como ideologia na educação. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO09