História e Inteligência Artificial

uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História.

Autores

  • André Luiz da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS02

Resumo

Este artigo explora o impacto das inteligências artificiais na pesquisa e no ensino de História. Analisamos as percepções de 69 estudantes de graduação a partir de suas respostas ao formulário “Inteligência Artificial e Ensino de História: Formação de Professores e Práticas de Ensino”, aplicado entre os meses de junho a dezembro. Este texto apresenta uma parte substancial dos resultados da pesquisa de pós-doutoramento em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Nosso objetivo é problematizar as respostas dos discentes sobre os riscos e as possibilidades promovidos pela automação das atividades e produções do historiador, tanto na docência quanto na historiografia. As análises sobre as percepções dos respondentes são fundamentadas em uma bibliografia interdisciplinar, na crítica a materiais produzidos pela UNESCO e em legislações que abordam os usos e abusos das tecnologias de Inteligência Artificial.

Downloads

Biografia do Autor

André Luiz da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em História.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

da Silva, A. L. (2024). História e Inteligência Artificial: uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS02