História e Inteligência Artificial
uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História.
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS02Resumo
Este artigo explora o impacto das inteligências artificiais na pesquisa e no ensino de História. Analisamos as percepções de 69 estudantes de graduação a partir de suas respostas ao formulário “Inteligência Artificial e Ensino de História: Formação de Professores e Práticas de Ensino”, aplicado entre os meses de junho a dezembro. Este texto apresenta uma parte substancial dos resultados da pesquisa de pós-doutoramento em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Nosso objetivo é problematizar as respostas dos discentes sobre os riscos e as possibilidades promovidos pela automação das atividades e produções do historiador, tanto na docência quanto na historiografia. As análises sobre as percepções dos respondentes são fundamentadas em uma bibliografia interdisciplinar, na crítica a materiais produzidos pela UNESCO e em legislações que abordam os usos e abusos das tecnologias de Inteligência Artificial.
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