Educação tecnológica na era da plataformização

a Academia Cisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS06

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a plataformização da educação tecnológica, utilizando como estudo de caso o sistema educacional da Cisco Systems, denominado Academia Cisco. Visto que a Cisco foi uma das primeiras grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício a instituir um modelo plataformizado de ensino, já na década de 1990, oferece um exemplo paradigmático para compreender esse fenômeno. Baseando-se nos estudos da Escola de Amsterdã, o artigo inicia apresentando um panorama dos estudos atuais sobre a plataformização da educação. Em seguida, investiga como a Academia Cisco mobiliza os três principais mecanismos de plataformização - datatificação, comodificação e seleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005).

Vital Pereira dos Santos Junior, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Bacharel em Ciências da Computação pela FURB (1992) e Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI (2010). Especialização em Desenvolvimento de Aplicações WEB - Universidade Gama Filho, UGF (2003) Doutorado em andamento em Educação na Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil. 

Augusto Russini, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em História pelo Centro Universitário Franciscano (2005), graduação em Administração pelo Centro Universitário Cidade Verde (2020), especialização em Ensino e Pesquisa em História pelo Centro Universitário Franciscano (2007), especialização em Gestão Educacional - Direção, Coordenação e Supervisão Educacional pelo Centro Universitário Cidade Verde (2018), mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (2018), doutorado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2022), tendo realizado um Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2023).

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Kirchof, E. R., Junior, V. P. dos S., & Russini, A. (2024). Educação tecnológica na era da plataformização: a Academia Cisco. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS06