Colonialismo Digital

desafios para a educação das mulheres numa perspectiva decolonial

Autores

  • Elisangela Hahn dos Santos Santiago Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Jaci de Fatima Souza Candiotto Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Leoncio Santiago Centro Universitário Fael (Unifael)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS09

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os impactos do Colonialismo Digital na educação das mulheres. Ao longo do trabalho, aborda-se o reconhecimento do direito das mulheres à educação, e como a falta desse reconhecimento, bem como a forma como ele se apresenta, constituem facetas do processo de colonização e das colonialidades. É imprescindível promover iniciativas de educação em direitos humanos decoloniais, enfrentando e resistindo ao colonialismo. Assumindo uma nova face do mesmo processo histórico, o Colonialismo Digital precisa ser debatido e enfrentado, pois aplica, no ambiente virtual, as mesmas opressões do colonialismo clássico. Conclui-se que o colonialismo digital é uma nova etapa do processo de produção e reprodução do sistema capitalista, afetando diretamente mulheres negras e pobres. Por isso, são urgentes iniciativas de organização de propostas de educação em direitos humanos sob perspectivas feministas decoloniais também no ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaci de Fatima Souza Candiotto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pós-doutorado pelo Institut Catholiquede Paris. Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leoncio Santiago, Centro Universitário Fael (Unifael)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Professor do Curso de Serviço Social da Unifael.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Santiago, E. H. dos S., Candiotto, J. de F. S., & Santiago, L. (2024). Colonialismo Digital: desafios para a educação das mulheres numa perspectiva decolonial. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS09