Anúncios

Edição Atual

v. 25 n. 84 (2025): Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. O dossiê está aberto para ampliar o debate e compreender como outros países têm discutido esta problemática. Assim, artigos de pesquisas realizadas em outros países, sobre a temática, serão acolhidos se apresentados à Revista Diálogo Educacional. 

 

 

Publicado: 2025-03-18

Apresentação

  • Ensino Médio e Projeto de Vida pelas Representações Sociais

    Clarilza Prado de Sousa , Romilda Teodora Ens , Dorra Ben Alaya , Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AA01

Dossiê

  • A governamentalidade neoliberal em discursos sobre o Projeto de Vida do novo Ensino Médio

    Patrícia Diógenes de Melo , Francisco Vieira da Silva
    09-25
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS01
  • Posso escolher meu futuro? A reforma do Ensino Médio e o componente curricular Projeto de Vida

    José Luis de Oliveira, Clariza Prado de Sousa, Romilda Teodora Ens
    26-39
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS02
  • Cartografias do Projeto de Vida: subjetividades, controles e resistências no Novo Ensino Médio

    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    40-55
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS03
  • Revista Nova Escola e o Projeto de Vida: Ajustamento ao Capital e a construção da Hegemonia sobre as juventudes

    Pedro Paulo Baruffi, Maria Lourdes Gisi
    72-85
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS04
  • Empreender para (sobre) viver: o estado da arte do novo ensino médio e a legitimação de um Projeto de Vida

    Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciane Guimarães Batistella Bianchini
    86-105
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS05
  • Educação sob a égide do neoliberalismo: Projeto de Vida e a fragilização da formação integral

    Adriege Matias Rodrigues, Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    106-122
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS06
  • O Ensino Médio e suas incertezas: Representações Sociais e a construção de Projetos de Vida

    Sandra Lúcia Ferreira, Profª Drª Simone Oliveira Andrade Silva
    123-138
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS07
  • Representações sociais de professores da Amazônia paraense sobre a perspectiva de Projeto de Vida para jovens do ensino médio

    Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Emina Márcia Nery dos Santos, Francisco Willams Campos Lima
    139-152
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS08
  • Projetos de vida e representações sociais de Ensino Médio para estudantes: uma articulação com a abordagem dialógica

    Leonor M Santana, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Gladis Camarini
    153-172
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS09
  • O penduricalho do projeto de vida no novo Ensino Médio Gaúcho o proposto pelo Referencial Curricular Gaúcho e o vivido pelos estudantes

    Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero, Caroline Simon Bellenzier, Junior Bufon Centenaro
    173-191
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS10
  • Projetos e vida: narrativas de egressos do Ensino Médio Integral do estado de São Paulo

    Renata Helena Pin Pucci, Flávia Shirakashi Seimandi, Luciana Haddad Ferreira
    192-207
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS11
  • O Projeto de Vida na educação básica: educação sensível e humanidades em perspectiva à obra de Lise Bourbeau

    Arminda Almeida da Rosa , Arnaldo Nogaro
    208-226
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS12
  • As identidades do professor de inglês no ensino médio integral: entre a língua estrangeira e o projeto de vida

    Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Dr. Thadeu Teles
    227-240
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS13
  • O Novo Ensino Médio e a doutrinação ultraliberal nas escolas públicas paranaenses

    Silvio Borges da Silva Junior, Paulino Orso
    241-257
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS14

Artigos

  • Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de temas de Geociências na educação básica

    Pedro Henrique Bonini da Silva , Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
    258-271
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01
  • A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de música no Brasil: concepções e influências

    Tadeu Malaquias, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    272-290
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO02
  • Dialogicidade na docência: uma ferramenta para o protagonismo do sujeito na educação

    Angelo Vandiney Cordeiro, Celso Kraemer
    291- 304
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO03
  • A disciplina de Didática em Licenciaturas em Pe-dagogia no Brasil: um estudo por amostragem

    Osmar Hélio Araújo, Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros
    305-319
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04
  • DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: transformações no currículo, na formação docente e nas práticas avaliativas

    Raimundo Santos de Castro
    320-334
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO05
  • A feminização do magistério no Paraná: anos finais do século XIX

    Alexandra Ferreira Martins Ribeiro
    335-352
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO06
  • Aprendizagem social e desenvolvimento profissional: as comunidades de prática de trabalhadores da educação education workers’ communities of Practice

    Nathália Bastos, Luciana Mourão
    353-371
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO07
Ver Todas as Edições

DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2025

MARÇO DE 2025

 Dossiê: Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

 Ementa

A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. O dossiê está aberto para ampliar o debate e compreender como outros países têm discutido esta problemática. Assim, artigos de pesquisas realizadas em outros países, sobre a temática, serão acolhidos se apresentados à Revista Diálogo Educacional. 

Editoras Associadas:

Clarilza Prado de Sousa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundação Carlos Chagas - FCC) https://orcid.org/0000-0001-6417-7030

Romilda Teodora Ens (Professora e pesquisadora aposentada na PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-3316-1014

Dorra Ben Alaya (Universidade El Manar de Tunis - Tunísia) - [email protected] https://orcid.org/0000-0002-8277-707X

Prazo de submissão: de 1º a 31 de outubro de 2024

Previsão de publicação: março de 2025, v. 25, n. 84.

 

JUNHO DE 2025

Dossiê: Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

Ementa:

As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.

 

 

Editores associados:

Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-8899-0998

André da Silva Mello (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES) https://orcid.org/0000-0003-3093-4149

Irene Moya-Mata (Universidade de Valência – Espanha) https://orcid.org/0000-0002-9428-5179

Prazo de submissão: de 1º a 31 de janeiro de 2025

Previsão de publicação: junho de 2025 – v. 25, n.85

 

SETEMBRO DE 2025

Dossiê: Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade

Editoras Associadas:

Caroline Elizabel Blaszko (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-9741-2823

Bárbara Amaral Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0003-4278-1661

Myriam Esther Ortiz-Padilla (Universidad Simón Bolívar - Colômbia) https://orcid.org/0000-0001-8964-9428

Ementa:  

A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo.  Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.

Prazo de submissão: de 1º a 30 de abril de 2025

Previsão de publicação: setembro de 2025 – v. 25, n. 86

 

DEZEMBRO DE 2025

Dossiê: Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.

 Editores associados:

Danilo Araújo de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFM) https://orcid.org/0000-0003-3222-3172

Constantina Xavier Filha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-7431-5123

Rita de Cassia Prazeres Frangella (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6392-4591

Monica Vallejo Ruiz, (Universidad de Múrcia, Espanha)  https://orcid.org/0000-0002-0461-3926,

 

Ementa:

Diversas pesquisas no campo curricular têm investigado como se dão os processos de subjetivação nas produções curriculares. As infâncias são tomadas também como instâncias de disputas pelos currículos que desejam produzi-las de certos modos, mostrando objetivos por vezes díspares e não lineares. Nesse sentido, o objetivo desse dossiê é reunir pesquisadoras/es que problematizem que currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias; enfatizamos que, para além dos currículos prescritivos direcionados para as infâncias, existem aqueles currículos feitos com as infâncias, constituídos de criação de possíveis e inventividades para muitas infâncias vivíveis nos currículos, marcados pelas resistências e por devires que fazem proliferar a diferença, o que propomos pôr em debate.

 

Prazo de submissão: de 20 de junho a 20 de julho de 2025

Previsão de publicação: dezembro de 2025, v. 25, n. 87.

 _______________________________________________________________ 

INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

 EZ3: 

https://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=de&jq_type1=QS&jq_term1=di%E1logo+educacional

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                             

                                                                                   


                                                     

 

Redes Sociais