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Edição Atual

v. 25 n. 86 (2025): Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade
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A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo.  Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.

 

Publicado: 2025-09-11

Apresentação

  • Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AP01
    Caroline Elizabel Blaszko, Bárbara Amaral Martins, Myriam Esther Ortiz-Padilla, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    1049-1055

Dossiê

  • O Paradigma da Complexidade contexto transdisciplinar para uma educação emancipadora

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01
    Paulo Vinícius Alves, Patrícia Lupion Torres
    Traduções deste artigo:  English 
    1056-1069
  • The Complexity Paradigm a transdisciplinary context for an emancipatory education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01EN
    Paulo Vinícius Alves, Patrícia Lupion Torres
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Paradigma da Complexidade
    1070-1083
  • Possibilidades emergentes em narrativas de professores de turmas multisseriadas ensinar-aprender em Escolas das Águas no Pantanal

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS02
    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    Traduções deste artigo:  English 
    1084-1099
  • Emerging possibilities in narratives of teachers of multigrade classes teaching-learning in ‘Escolas das Águas’ in the Pantanal, Brazil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS02EN
    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Possibilidades emergentes em narrativas de professores de turmas multisseriadas
    1100-1115
  • Educação infantil e identidade cultural caminhos freireanos para uma educação humanizadora

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS03
    Bruna Rodrigues Furyama, Heloisa Toshie Irie Saito
    Traduções deste artigo:  English 
    1116-1128
  • Early childhood education and cultural identity the paulo freire way to an humanizing education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS03EN
    Bruna Rodrigues Furyama, Heloisa Toshie Irie Saito
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação infantil e identidade cultural
    1129-1141
  • Entre Escrevivências e Ciência Perspectivas Étnico-Raciais na Educação Científica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS04
    Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
    1142-1158
  • Direitos humanos, vulnerabilidade social e personalidade em pessoas com altas capacidades no contexto espanhol

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS05
    Bárbara Amaral Martins, Amanda Rodrigues de Souza, África Borges
    Traduções deste artigo:  English 
    1159-1172
  • Human rights, social vulnerability and personality in people with high abilities in Spain

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS05EN
    Bárbara Amaral Martins, Amanda Rodrigues de Souza, África Borges
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Direitos humanos, vulnerabilidade social e personalidade em pessoas com altas capacidades no contexto espanhol
    1173-1185
  • Descolonizar o humano o papel da educação libertadora na reconstrução dos direitos humanos

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS06
    Laerte Radtke Karnopp
    1186-1201
  • Prática docente análise do desenvolvimento de uma sequência didática para o trabalho com a inclusão na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07
    Aline de Novaes Conceição
    Traduções deste artigo:  English 
    1202-1218
  • Teaching practice analysis of the development of a didactic sequence for working with inclusion in early childhood education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07EN
    Aline de Novaes Conceição
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Prática docente
    1219-1235
  • Interlocução freiriana com a Educação Especial e Inclusiva mediada por uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS08
    Caroline Elizabel Blaszko, Nájela Tavares Ujiie, Myriam Esther Ortiz-Padilla
    1236-1251
  • Práticas pedagógicas e questões sociais evasão na Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS09
    Sheila Denize Guimarães
    Traduções deste artigo:  English 
    1252-1263
  • Pedagogical practices and social issues school leaving in youth and adult Education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS09EN
    Sheila Denize Guimarães
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Práticas pedagógicas e questões sociais
    1264-1275
  • Educação ambiental crítica com abordagem investigativa uma experiência emancipadora no ensino de problemas ambientais

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10
    Jayro Silva Tavares Sampaio, Andréa Pereira Silveira
    Traduções deste artigo:  English 
    1276-1293
  • Critical environmental education with an investigative approach emancipatory experience in teaching environmental issues

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10EN
    Jayro Silva Tavares Sampaio, Andréa Pereira Silveira
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação ambiental crítica com abordagem investigativa
    1294-1311
  • Formação-Ação de Professores para uma Educação Emancipadora práticas interdisciplinares, colaborativas e contextualizadas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11
    Gustavo Cezar Waltrick, Madalena Pereira da Silva, Ramón Garrote Jurado
    Traduções deste artigo:  English 
    1312-1327
  • Teacher Training-Action for an Emancipatory Education interdisciplinary, collaborative, and contextualized practices

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11EN
    Gustavo Cezar Waltrick, Madalena Pereira da Silva, Ramón Garrote Jurado
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Formação-Ação de Professores para uma Educação Emancipadora
    1328-1341
  • Quando a dignidade não cabe na ementa uma análise da formação inicial de pedagogas(os) no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12
    Eliana Batista Souza, Carlos Franscisco de Sousa Reis, Luis Távora Furtado Ribeiro
    Traduções deste artigo:  English 
    1342-1356
  • When dignity does not fit the syllabus: an analysis of the early teachers training in Brazil Un análisis de la formación inicial de pedagogas/os en Brasil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12
    Eliana Batista Souza, Carlos Franscisco de Sousa Reis, Luis Távora Furtado Ribeiro
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Quando a dignidade não cabe na ementa
    1342-1356

Artigos

  • Educação moral e justiça social articulações entre a teoria do domínio social e a pedagogia freireana

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01
    Diana Oliva, Betânia Dell'Agli, Luciana Caetano
    Traduções deste artigo:  English 
    1357-1373
  • Moral Education and Social Justice Connections Between Social Domain Theory and Freirean Pedagogy

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01EN
    Diana Oliva, Betânia Dell'Agli, Luciana Caetano
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação moral e justiça social
    1374-1390
  • A educação pelo impresso um estudo sobre a reformulação do Primeiro Ca-tecismo da Doutrina Cristã (1964)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO02
    Aline Marie De Simone, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria José Francisco de Souza
    Traduções deste artigo:  English 
    1391-1407
  • Education through print a study on the reformulation of the First Catechism of Christian Doctrine (1964)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO02EN
    Aline Marie De Simone, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria José Francisco de Souza
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  educação pelo impresso
    1408-1425
  • O sistema educativo angolano e a formação docente novo contexto, velhos problemas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO03
    Margarida Marina Sabino Chipuca Muanda, Andreia da Cunha Malheiros Santana
    1426-1436
  • Linguagem e poder performances identitárias e resistência em dis-positivos discursivos contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO04
    Angela Maria dos Santos Rufino, Luiz Antonio Gomes Senna
    Traduções deste artigo:  English 
    1437-1452
  • Language and power identity performances and resistance in contemporary discursive devices

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO04EN
    Angela Maria dos Santos Rufino, Luiz Antonio Gomes Senna
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Linguagem e poder
    1453-1468
  • Nas interações é possível brincar... e no brincar se constrói a brincadeira análises do documento Brinca Curitiba sobre cenários do brincar

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO05
    Marynelma Camargo Garanhani, Lorena de Fatima Nadolny, Déborah Helenise Lemes de Paula
    Traduções deste artigo:  English 
    1469-1484
  • In interactions it is possible to play... and in playing the game is built analyses of the document Brinca Curitiba on the playing scenarios

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO05EN
    Marynelma Camargo Garanhani, Lorena de Fatima Nadolny, Déborah Helenise Lemes de Paula
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Nas interações é possível brincar... e no brincar se constrói a brincadeira
    1485-1500
  • Redes que conectam superando desafios no atendimento aos estudantes do Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO06
    Clarissa Faverzani Magnago, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    Traduções deste artigo:  English 
    1501-1518
  • Networks that connect overcoming challenges in serving higher education students

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS00EN
    Clarissa Faverzani Magnago, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Redes que conectam
    1519-1535
  • As histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química um estado da questão

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07
    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Luciana Rodrigues Leite
    Traduções deste artigo:  English 
    1536-1551
  • Life stories in research on chemistry teachers a state of the question

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07EN
    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Luciana Rodrigues Leite
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química
    1552-1567
  • Percepções e significados sobre a feminilização da gestão escolar na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO08
    Sirnei Puntel Dal Maso, Neiva Furlin
    1568-1582
  • O ensino industrial sob o viés legal das leis orgânicas (1942) à LDB 4.024/1961

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO09
    Wilson Lemos Junior
    Traduções deste artigo:  English 
    1583-1595
  • Industrial education under legal bias from organic laws (1942) to LDB 4,024/1961

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO09EN
    Wilson Lemos Junior
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  ensino industrial sob o viés legal
    1596-1608
  • Intervenção pedagógica para a promoção da alfabetização científica em meninas privadas de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10
    Miceia de Paula Rodrigues, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    Traduções deste artigo:  English 
    1609-1623
  • Pedagogical intervention for the promotion of scientific literacy in girls deprived of liberty

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10EN
    Miceia de Paula Rodrigues, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Intervenção pedagógica para a promoção da alfabetização científica em meninas privadas de liberdade
    1624-1637
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DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2026

MARÇO

Dossiê: Pedagogia Histórico-Crítica – 40 anos

Editores associados:

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Lucas Teixeira – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Rodrigo Sarruge Molina – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 

Ementa

 Em 2025, completamos 40 anos do processo de redemocratização da República brasileira que se seguiu ao fim da ditadura civil-militar-empresarial. Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que analisem a educação nessas últimas quatro décadas, focando nas lutas contra-hegemônicas de educadores e estudantes inspirados na Pedagogia Histórico-crítica (PHC), importante teoria educacional elaborada por Dermeval Saviani. O movimento coletivo a partir da PHC colaborou para as lutas travadas pelos educadores no processo de democratização do país, seja nas greves de professores nos anos de 1980, a luta do movimento estudantil nas universidades, a reorganização de associações e sindicatos de professores. Além disso, apresenta-se como resistência contra as tendências neoliberais e neoconservadoras.

Prazo de submissão: de 1º de outubro  a 10 de novembro de 2025

Previsão de publicação: março de 2026 – v. 26, n. 88

 

JUNHO

Dossiê:  Evaluación formativa y compartida en educación / Avaliação formativa e compartilhada em educação

Editores Associados:

Víctor M. López Pastor - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa)

Teresa Fuentes Nieto - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid – UVa)

Miriam Molina Soria - Facultad de Educación de Palencia (Universidad de Valladolid - UVa)

Miriam Sonlleva Velasco - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa).

Ementa

La Evaluación Formativa y Compartida se está extendiendo como un modelo educativo a la hora de organizar los sistemas de evaluación en educación. El concepto de “Evaluación Formativa” pone el énfasis en que la evaluación debería servir, sobre todo, para tres finalidades: (1) mejorar los procesos de aprendizaje del alumnado; (2) mejorar la calidad docente del profesorado, en un proceso de desarrollo profesional continuo; (3) perfeccionar los procesos de enseñanza-aprendizaje que se llevan a cabo en las aulas. Por su parte, el concepto de “evaluación compartida” hace referencia a la participación del alumnado en los procesos de evaluación, por las mejoras que genera en el aprendizaje y en el desarrollo de procesos de autorregulación. La investigación realizada en las tres últimas décadas está demostrando que cuando este modelo se aplica correctamente suele generar mejoras importantes en el aprendizaje del alumnado, la adquisición de competencias profesionales y el rendimiento académico, así como en el funcionamiento de las asignaturas.

Ementa

A Avaliação Formativa e Compartilhada vem se consolidando como um modelo educacional na organização dos sistemas de avaliação na educação. O conceito de "Avaliação Formativa" enfatiza que a avaliação deve servir, principalmente, a três finalidades: (1) enriquecer os processos de aprendizagem dos estudantes; (2) melhorar a qualidade docente dos professores, num processo de desenvolvimento profissional contínuo; (3) aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem realizados em sala de aula. Por sua vez, o conceito de "avaliação compartilhada" refere-se à participação dos estudantes nos processos avaliativos, devido às melhorias que proporciona na aprendizagem e no desenvolvimento de processos de autorregulação. As pesquisas realizadas nas três últimas décadas têm demonstrado que, quando esse modelo é corretamente aplicado, tende a gerar melhorias significativas tanto na aprendizagem dos alunos quanto na aquisição de competências profissionais e rendimento acadêmico, assim como no funcionamento das disciplinas.

Prazo de submissão: De 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2026

Previsão de publicação: junho de 2026 – v. 26, n. 89

 

SETEMBRO

Dossiê: Metacognição e aprendizagem: cenários, desafios e possibilidades

Editoras Associadas:

Evelise Maria Labatut Portilho – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 

Elizandra Jackiw – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Paula Valente – Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT)

Ementa

Na contemporaneidade, o debate educacional tem sido progressivamente atravessado pela necessidade de práticas pedagógicas que superem as concepções tradicionais de ensino, a fragmentação dos saberes e a mera transmissão de informações. Nesse cenário, a metacognição, entendida como a capacidade de monitorar, controlar e avaliar os próprios processos cognitivos, ocupa uma posição estratégica na formação de sujeitos críticos e reflexivos, especialmente no que tange ao papel ativo do sujeito que aprende, pensa sobre o que aprende e, sobretudo, pensa sobre como aprende. Assim, este dossiê tem como objetivo discutir o papel da metacognição nos processos educativos, explorando suas possibilidades, potencialidades, desafios e múltiplos diálogos com teorias da aprendizagem, práticas pedagógicas e a didática para o uso da inteligência artificial na formação acadêmica, profissional e continuada.

Prazo de submissão: de 1º de abril a 10 de maio de 2026

Previsão de publicação: setembro de 2026 – v. 26, n. 90

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INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

Edubase: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/11079

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                              

                                                                                 


                                                     

 

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