CHAMADAS PARA DOSSIÊS 2026
Prezados(as) autores(as)
Seguem as chamadas para os dossiês que estamos organizando para o ano de 2026.
Aguardamos sua participação.
Saiba mais sobre CHAMADAS PARA DOSSIÊS 2026Prezados(as) autores(as)
Seguem as chamadas para os dossiês que estamos organizando para o ano de 2026.
Aguardamos sua participação.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADAS PARA DOSSIÊS 2026A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo. Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.
DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2026
MARÇO
Dossiê: Pedagogia Histórico-Crítica – 40 anos
Editores associados:
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Lucas Teixeira – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Rodrigo Sarruge Molina – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Ementa
Em 2025, completamos 40 anos do processo de redemocratização da República brasileira que se seguiu ao fim da ditadura civil-militar-empresarial. Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que analisem a educação nessas últimas quatro décadas, focando nas lutas contra-hegemônicas de educadores e estudantes inspirados na Pedagogia Histórico-crítica (PHC), importante teoria educacional elaborada por Dermeval Saviani. O movimento coletivo a partir da PHC colaborou para as lutas travadas pelos educadores no processo de democratização do país, seja nas greves de professores nos anos de 1980, a luta do movimento estudantil nas universidades, a reorganização de associações e sindicatos de professores. Além disso, apresenta-se como resistência contra as tendências neoliberais e neoconservadoras.
Prazo de submissão: de 1º de outubro a 10 de novembro de 2025
Previsão de publicação: março de 2026 – v. 26, n. 88
JUNHO
Dossiê: Evaluación formativa y compartida en educación / Avaliação formativa e compartilhada em educação
Editores Associados:
Víctor M. López Pastor - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa)
Teresa Fuentes Nieto - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid – UVa)
Miriam Molina Soria - Facultad de Educación de Palencia (Universidad de Valladolid - UVa)
Miriam Sonlleva Velasco - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa).
Ementa
La Evaluación Formativa y Compartida se está extendiendo como un modelo educativo a la hora de organizar los sistemas de evaluación en educación. El concepto de “Evaluación Formativa” pone el énfasis en que la evaluación debería servir, sobre todo, para tres finalidades: (1) mejorar los procesos de aprendizaje del alumnado; (2) mejorar la calidad docente del profesorado, en un proceso de desarrollo profesional continuo; (3) perfeccionar los procesos de enseñanza-aprendizaje que se llevan a cabo en las aulas. Por su parte, el concepto de “evaluación compartida” hace referencia a la participación del alumnado en los procesos de evaluación, por las mejoras que genera en el aprendizaje y en el desarrollo de procesos de autorregulación. La investigación realizada en las tres últimas décadas está demostrando que cuando este modelo se aplica correctamente suele generar mejoras importantes en el aprendizaje del alumnado, la adquisición de competencias profesionales y el rendimiento académico, así como en el funcionamiento de las asignaturas.
Ementa
A Avaliação Formativa e Compartilhada vem se consolidando como um modelo educacional na organização dos sistemas de avaliação na educação. O conceito de "Avaliação Formativa" enfatiza que a avaliação deve servir, principalmente, a três finalidades: (1) enriquecer os processos de aprendizagem dos estudantes; (2) melhorar a qualidade docente dos professores, num processo de desenvolvimento profissional contínuo; (3) aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem realizados em sala de aula. Por sua vez, o conceito de "avaliação compartilhada" refere-se à participação dos estudantes nos processos avaliativos, devido às melhorias que proporciona na aprendizagem e no desenvolvimento de processos de autorregulação. As pesquisas realizadas nas três últimas décadas têm demonstrado que, quando esse modelo é corretamente aplicado, tende a gerar melhorias significativas tanto na aprendizagem dos alunos quanto na aquisição de competências profissionais e rendimento acadêmico, assim como no funcionamento das disciplinas.
Prazo de submissão: De 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2026
Previsão de publicação: junho de 2026 – v. 26, n. 89
SETEMBRO
Dossiê: Metacognição e aprendizagem: cenários, desafios e possibilidades
Editoras Associadas:
Evelise Maria Labatut Portilho – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Elizandra Jackiw – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Paula Valente – Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT)
Ementa
Na contemporaneidade, o debate educacional tem sido progressivamente atravessado pela necessidade de práticas pedagógicas que superem as concepções tradicionais de ensino, a fragmentação dos saberes e a mera transmissão de informações. Nesse cenário, a metacognição, entendida como a capacidade de monitorar, controlar e avaliar os próprios processos cognitivos, ocupa uma posição estratégica na formação de sujeitos críticos e reflexivos, especialmente no que tange ao papel ativo do sujeito que aprende, pensa sobre o que aprende e, sobretudo, pensa sobre como aprende. Assim, este dossiê tem como objetivo discutir o papel da metacognição nos processos educativos, explorando suas possibilidades, potencialidades, desafios e múltiplos diálogos com teorias da aprendizagem, práticas pedagógicas e a didática para o uso da inteligência artificial na formação acadêmica, profissional e continuada.
Prazo de submissão: de 1º de abril a 10 de maio de 2026
Previsão de publicação: setembro de 2026 – v. 26, n. 90
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INDEXADORES
Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326
EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/
Edubase: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/11079
PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125
DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438
Redes Sociais
Qualis A1 atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.