Chamada | n. 79 | dez. 2023
Chamada para submissões de artigos para o volume de dezembro de 2023 (n. 79) da Revista Diálogo Educacional, Dossiê "Educação em Contextos Humanitários".
Saiba mais sobre Chamada | n. 79 | dez. 2023Chamada para submissões de artigos para o volume de dezembro de 2023 (n. 79) da Revista Diálogo Educacional, Dossiê "Educação em Contextos Humanitários".
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada | n. 79 | dez. 2023O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.
Chamadas 2023
DOSSIÊ: Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Editores Associados:
Marilda Aparecida Behrens (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
Ricardo Antunes de Sá (Universidade Federal do Paraná)
Ariana Cosme (Universidade do Porto – Portugal)
Prazo de submissão: até 30 de abril de 2023
Previsão de publicação: setembro de 2023 – v. 23, n. 78
DOSSIÊ: Educação em Contextos Humanitários
Ementa: O dossiê aceitará trabalhos que abordem aspectos da Educação em Contextos Humanitários, considerando a garantia do direito à educação nos territórios marcados pela desigualdade, exclusão, e, em especial, pelas migrações e deslocamentos forçados, produzidos por catástrofes naturais, crises sanitárias, conflitos violentos e pelas guerras. Entre os aspectos destacam-se: as políticas e pedagogias na educação para os excluídos, deslocados e refugiados; a educação na promoção do bem-estar frente à pobreza infantil multidimensional; a cooperação internacional para o desenvolvimento educacional em situações humanitárias; a educação em direitos humanos, currículo e justiça social.
Editores Associados:
Ana Maria Eyng (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)
João Casqueira Cardoso (Universidade Fernando Pessoa – UFP – Portugal)
Candido Alberto da Costa Gomes (Instituto Europeu de Estudos Superiores – Portugal)
Maria Teresa Prieto Quezada (Universidad de Guadalajara – México)
Prazo de submissão: até 20 de julho de 2023
Previsão de publicação: dezembro de 2023 – v. 23, n. 79
DOSSIÊ: Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade
Ementa: A proposta desta chamada é valorizar a produção científica de pesquisadoras brasileiras marcantes no campo da formação de professores. O dossiê aceitará trabalhos que analisem as contribuições de pesquisadoras brasileiras que são referências em pesquisas que investigam a formação de professores na contemporaneidade em diferentes abordagens e teorias.
Editoras Associadas:
Rita Buzzi Rausch (Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE e Universidade Regional de Blumenau – FURB)
Susana Soares Tozetto (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG)
Cristhianny Bento Barreiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense -IFSul)
Maria João Mogarro (Universidade de Lisboa – Ulisboa - Portugal)
Prazo de submissão: até 30 de outubro de 2023
Previsão de publicação: março de 2024 – v. 24, n. 80
_______________________________________________________________
INDEXADORES
Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326
[email protected]: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/
EZ3:
PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125
DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438
Qualis A1 atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.