Anúncios

Edição Atual

v. 23 n. 77 (2023): Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes

O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.

Publicado: 2023-06-07

Apresentação

Dossiê

Artigos

Errata

Ver Todas as Edições

Chamadas 2023

DOSSIÊ: Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica

Editores Associados:

Marilda Aparecida Behrens (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Ricardo Antunes de Sá (Universidade Federal do Paraná)

Ariana Cosme (Universidade do Porto – Portugal)

Prazo de submissão: até 30 de abril de 2023

Previsão de publicação: setembro de 2023 – v. 23, n. 78

 

 

DOSSIÊ: Educação em Contextos Humanitários

Ementa: O dossiê aceitará trabalhos que abordem aspectos da Educação em Contextos Humanitários, considerando a garantia do direito à educação nos territórios marcados pela desigualdade, exclusão, e, em especial, pelas migrações e deslocamentos forçados, produzidos por catástrofes naturais, crises sanitárias, conflitos violentos e pelas guerras. Entre os aspectos destacam-se: as políticas e pedagogias na educação para os excluídos, deslocados e refugiados; a educação na promoção do bem-estar frente à pobreza infantil multidimensional; a cooperação internacional para o desenvolvimento educacional em situações humanitárias; a educação em direitos humanos, currículo e justiça social.

Editores Associados:

Ana Maria Eyng (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)

João Casqueira Cardoso (Universidade Fernando Pessoa – UFP – Portugal)

Candido Alberto da Costa Gomes (Instituto Europeu de Estudos Superiores – Portugal)

Maria Teresa Prieto Quezada (Universidad de Guadalajara – México)

Prazo de submissão: até 20 de julho de 2023

Previsão de publicação: dezembro de 2023 – v. 23, n. 79

 

 

DOSSIÊ:  Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade

Ementa: A proposta desta chamada é valorizar a produção científica de pesquisadoras brasileiras marcantes no campo da formação de professores. O dossiê aceitará trabalhos que analisem as contribuições de pesquisadoras brasileiras que são referências em pesquisas que investigam a formação de professores na contemporaneidade em diferentes abordagens e teorias.

Editoras Associadas:

Rita Buzzi Rausch (Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE e Universidade Regional de Blumenau – FURB)

Susana Soares Tozetto (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG)

Cristhianny Bento Barreiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense -IFSul)

Maria João Mogarro (Universidade de Lisboa – Ulisboa - Portugal)

Prazo de submissão: até 30 de outubro de 2023

Previsão de publicação: março de 2024 – v. 24, n. 80

 _______________________________________________________________ 

INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

[email protected]: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

 EZ3: 

https://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=de&jq_type1=QS&jq_term1=di%E1logo+educacional

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

Facebook