Avisos

Número actual

Vol. 25 Núm. 86 (2025): Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade
					Ver Vol. 25 Núm. 86 (2025): Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade

A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo.  Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.

 

Publicado: 2025-09-11

Apresentação

Dossiê

  • O Paradigma da Complexidade contexto transdisciplinar para uma educação emancipadora

    Paulo Vinícius Alves, Patrícia Lupion Torres
    1056-1069
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • The Complexity Paradigm a transdisciplinary context for an emancipatory education

    Paulo Vinícius Paulo Vinícius, Patrícia Lupion Torres
    1070-1083
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Paradigma da Complexidade
  • Possibilidades emergentes em narrativas de professores de turmas multisseriadas ensinar-aprender em Escolas das Águas no Pantanal

    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    1084-1099
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS02
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Emerging possibilities in narratives of teachers of multigrade classes: teaching-learning in ‘Escolas das Águas’ in the Pantanal, Brazil

    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    1100-1115
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS02EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Possibilidades emergentes em narrativas de professores de turmas multisseriadas
  • Educação infantil e identidade cultural caminhos freireanos para uma educação humanizadora

    Bruna Rodrigues Furyama, Heloisa Toshie Irie Saito
    1116-1128
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS03
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Early childhood education and cultural identity the paulo freire way to an humanizing education

    Bruna Thais Rodrigues Furyama, Heloisa Toshie Irie Saito
    1129-1141
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS03EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Educação infantil e identidade cultural
  • Entre Escrevivências e Ciência Perspectivas Étnico-Raciais na Educação Científica

    Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
    1142-1158
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS04
  • Direitos humanos, vulnerabilidade social e personalidade em pessoas com altas capacidades no contexto espanhol

    Bárbara Amaral Martins, Amanda Rodrigues de Souza, África Borges
    1159-1172
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS05
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Human rights, social vulnerability and personality in people with high abilities in Spain

    Bárbara Amaral Martins, Amanda Rodrigues de Souza, África Borges
    1173-1185
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS05EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Direitos humanos, vulnerabilidade social e personalidade em pessoas com altas capacidades no contexto espanhol
  • Descolonizar o humano o papel da educação libertadora na reconstrução dos direitos humanos

    Laerte Radtke Karnopp
    1186-1201
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS06
  • Prática docente análise do desenvolvimento de uma sequência didática para o trabalho com a inclusão na Educação Infantil

    Aline de Novaes Conceição
    1202-1218
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Teaching practice analysis of the development of a didactic sequence for working with inclusion in early childhood education

    Aline de Novaes Conceição
    1219-1235
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Prática docente
  • Interlocução freiriana com a Educação Especial e Inclusiva mediada por uma revisão sistemática de literatura

    Caroline Elizabel Blaszko, Nájela Tavares Ujiie, Myriam Esther Ortiz-Padilla
    1236-1251
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS08
  • PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y CUESTIONES SOCIALES: la evasión en la educación de jóvenes y adultos

    Sheila Denize Guimarães
    1252-1263
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS09
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y CUESTIONES SOCIALES: la evasión en la educación de jóvenes y adultos

    Sheila Denize Guimarães
    1264-1275
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS09EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Práticas pedagógicas e questões sociais
  • Educação ambiental crítica com abordagem investigativa uma experiência emancipadora no ensino de problemas ambientais

    Jayro Silva Tavares Sampaio, Andréa Pereira Silveira
    1276-1293
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Critical environmental education with an Investigative approach an emancipatory experience in teaching environmental issues

    Jayro Silva Tavares Sampaio, Andréa Pereira Silveira
    1294-1311
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Educação ambiental crítica com abordagem investigativa
  • Formación-Acción Docente para una Educación Emancipadora prácticas interdisciplinares, colaborativas y contextualizadas

    Gustavo Cezar Waltrick, Madalena Pereira da Silva, Ramón Garrote Jurado
    1312-1327
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Formación-Acción Docente para una Educación Emancipadora prácticas interdisciplinares, colaborativas y contextualizadas

    Gustavo Cezar Waltrick, Madalena Pereira da Silva, Ramón Garrote Jurado
    1328-1341
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Formação-Ação de Professores para uma Educação Emancipadora
  • Cuando la dignidad no cabe en el programa. Un análisis de la formación inicial de pedagogas/os en Brasil

    Eliana Batista Souza, Carlos Franscisco de Sousa Reis, Luis Távora Furtado Ribeiro
    1342-1356
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Cuando la dignidad no cabe en el programa. Un análisis de la formación inicial de pedagogas/os en Brasil

    Eliana Batista Souza, Carlos Franscisco de Sousa Reis, Luis Távora Furtado Ribeiro
    1357-1371
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Quando a dignidade não cabe na ementa

Artigos

  • Educación Moral y Justicia Social Articulaciones entre la Teoría del Dominio Social y la Pedagogía Freireana

    Diana Oliva, Betânia Dell'Agli, Luciana Caetano
    1372-1388
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Educación Moral y Justicia Social Articulaciones entre la Teoría del Dominio Social y la Pedagogía Freireana

    Diana Oliva, Betânia Dell'Agli, Luciana Caetano
    1389-1405
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Educação moral e justiça social
  • La educación a través de la imprenta un estudio sobre la reformulación del Primer Catecismo de la Doctrina Cristi-ana (1964)

    Aline Marie De Simone, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria José Francisco de Souza
    1406-1422
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO02
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • La educación a través de la imprenta un estudio sobre la reformulación del Primer Catecismo de la Doctrina Cristi-ana (1964)

    Aline Marie De Simone, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria José Francisco de Souza
    1423-1440
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO02EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  educação pelo impresso
  • El sistema educativo angoleño y la formación docente: nuevo contexto, vie-jos problemas

    Margarida Marina Sabino Chipuca Muanda, Andreia da Cunha Malheiros Santana
    1441-1451
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO03
  • Linguagem e poder performances identitárias e resistência em dis-positivos discursivos contemporâneos

    Angela Maria dos Santos Rufino, Luiz Antonio Gomes Senna
    1452-1467
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO04
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Language and power identity performances and resistance in contemporary discursive devices

    Angela Maria dos Santos Rufino, Luiz Antonio Gomes Senna
    1468-1483
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO04EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Linguagem e poder
  • Nas interações é possível brincar... e no brincar se constrói a brincadeira análises do documento Brinca Curitiba sobre cenários do brincar

    Marynelma Camargo Garanhani, Lorena de Fatima Naldony, Déborah Helenise Lemes de Paula
    1484-1499
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO05
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • In interactions it is possible to play... and in playing the game is built analyses of the document Brinca Curitiba on the playing scenarios

    Marynelma Camargo Garanhani, Lorena de Fatima Naldony, Déborah Helenise Lemes de Paula
    1500-1515
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO05EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Nas interações é possível brincar... e no brincar se constrói a brincadeira
  • Redes que conectan superando desafíos en la atención a estudiantes de Educación Superior

    Clarissa Faverzani Magnago, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    1516-1533
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO06
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Redes que conectan superando desafíos en la atención a estudiantes de Educación Superior

    Clarissa Faverzani Magnago, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    1534-1550
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO06EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Redes que conectam
  • As histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química um estado da questão

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Luciana Rodrigues Leite
    1551-1566
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Life stories in research on chemistry teachers a state of the question

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Luciana Rodrigues Leite
    1567-1582
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química
  • Percepções e significados sobre a feminilização da gestão escolar na educação básica

    Sirnei Puntel Dal Maso, Neiva Furlin
    1583-1597
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO08
  • La educación industrial bajo sesgo jurídico de las leyes orgánicas (1942) a la LDB 4.024/1961

    Wilson Lemos Junior
    1598-1610
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO09
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • La educación industrial bajo sesgo jurídico de las leyes orgánicas (1942) a la LDB 4.024/1961

    Wilson Lemos Junior
    1611-1623
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO09EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  ensino industrial sob o viés legal
  • Intervención pedagógica para la promoción de la alfabetización científica en niñas privadas de libertad

    Miceia de Paula Rodrigues, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    1624-1638
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Intervención pedagógica para la promoción de la alfabetización científica en niñas privadas de libertad

    Miceia de Paula Rodrigues, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    1639-1652
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10EN
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Intervenção pedagógica para a promoção da alfabetização científica em meninas privadas de liberdade
Ver todos los números

 

DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2026

MARÇO

Dossiê: Pedagogia Histórico-Crítica – 40 anos

Editores associados:

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Lucas Teixeira – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Rodrigo Sarruge Molina – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 

Ementa

 Em 2025, completamos 40 anos do processo de redemocratização da República brasileira que se seguiu ao fim da ditadura civil-militar-empresarial. Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que analisem a educação nessas últimas quatro décadas, focando nas lutas contra-hegemônicas de educadores e estudantes inspirados na Pedagogia Histórico-crítica (PHC), importante teoria educacional elaborada por Dermeval Saviani. O movimento coletivo a partir da PHC colaborou para as lutas travadas pelos educadores no processo de democratização do país, seja nas greves de professores nos anos de 1980, a luta do movimento estudantil nas universidades, a reorganização de associações e sindicatos de professores. Além disso, apresenta-se como resistência contra as tendências neoliberais e neoconservadoras.

Prazo de submissão: de 1º de outubro  a 10 de novembro de 2025

Previsão de publicação: março de 2026 – v. 26, n. 88

 

JUNHO

Dossiê:  Evaluación formativa y compartida en educación / Avaliação formativa e compartilhada em educação

Editores Associados:

Víctor M. López Pastor - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa)

Teresa Fuentes Nieto - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid – UVa)

Miriam Molina Soria - Facultad de Educación de Palencia (Universidad de Valladolid - UVa)

Miriam Sonlleva Velasco - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa).

Ementa

La Evaluación Formativa y Compartida se está extendiendo como un modelo educativo a la hora de organizar los sistemas de evaluación en educación. El concepto de “Evaluación Formativa” pone el énfasis en que la evaluación debería servir, sobre todo, para tres finalidades: (1) mejorar los procesos de aprendizaje del alumnado; (2) mejorar la calidad docente del profesorado, en un proceso de desarrollo profesional continuo; (3) perfeccionar los procesos de enseñanza-aprendizaje que se llevan a cabo en las aulas. Por su parte, el concepto de “evaluación compartida” hace referencia a la participación del alumnado en los procesos de evaluación, por las mejoras que genera en el aprendizaje y en el desarrollo de procesos de autorregulación. La investigación realizada en las tres últimas décadas está demostrando que cuando este modelo se aplica correctamente suele generar mejoras importantes en el aprendizaje del alumnado, la adquisición de competencias profesionales y el rendimiento académico, así como en el funcionamiento de las asignaturas.

Ementa

A Avaliação Formativa e Compartilhada vem se consolidando como um modelo educacional na organização dos sistemas de avaliação na educação. O conceito de "Avaliação Formativa" enfatiza que a avaliação deve servir, principalmente, a três finalidades: (1) enriquecer os processos de aprendizagem dos estudantes; (2) melhorar a qualidade docente dos professores, num processo de desenvolvimento profissional contínuo; (3) aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem realizados em sala de aula. Por sua vez, o conceito de "avaliação compartilhada" refere-se à participação dos estudantes nos processos avaliativos, devido às melhorias que proporciona na aprendizagem e no desenvolvimento de processos de autorregulação. As pesquisas realizadas nas três últimas décadas têm demonstrado que, quando esse modelo é corretamente aplicado, tende a gerar melhorias significativas tanto na aprendizagem dos alunos quanto na aquisição de competências profissionais e rendimento acadêmico, assim como no funcionamento das disciplinas.

Prazo de submissão: De 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2026

Previsão de publicação: junho de 2026 – v. 26, n. 89

 

SETEMBRO

Dossiê: Metacognição e aprendizagem: cenários, desafios e possibilidades

Editoras Associadas:

Evelise Maria Labatut Portilho – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 

Elizandra Jackiw – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Paula Valente – Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT)

Ementa

Na contemporaneidade, o debate educacional tem sido progressivamente atravessado pela necessidade de práticas pedagógicas que superem as concepções tradicionais de ensino, a fragmentação dos saberes e a mera transmissão de informações. Nesse cenário, a metacognição, entendida como a capacidade de monitorar, controlar e avaliar os próprios processos cognitivos, ocupa uma posição estratégica na formação de sujeitos críticos e reflexivos, especialmente no que tange ao papel ativo do sujeito que aprende, pensa sobre o que aprende e, sobretudo, pensa sobre como aprende. Assim, este dossiê tem como objetivo discutir o papel da metacognição nos processos educativos, explorando suas possibilidades, potencialidades, desafios e múltiplos diálogos com teorias da aprendizagem, práticas pedagógicas e a didática para o uso da inteligência artificial na formação acadêmica, profissional e continuada.

Prazo de submissão: de 1º de abril a 10 de maio de 2026

Previsão de publicação: setembro de 2026 – v. 26, n. 90

 _______________________________________________________________ 

INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

Edubase: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/11079

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                              

                                                                                 


                                                     

 

Redes Sociais