Vol. 12 Núm. 37 (2012): Pesquisa em formação de professores

Publicado: 2012-07-11

Dossiê

  • Desafios para a pesquisa em formação de professores

    Menga Lüdke
    629-646
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7195
  • Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa

    Marcos Francisco Martins, Adriana Varani
    647-680
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7196
  • Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos

    Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Maria Candida Soares Del-Masso, Rosane Michelli de Castro
    681-699
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7197
  • Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica

    Rita Buzzi Rausch
    701-717
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7198
  • Teacher-researcher: conceptions and practices of master teachers working in primary education

    Rita Buzzi Rausch
    701-717
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v12i37.4699
  • Pesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafio

    Iône Inês Pinsson Slongo, Maria dos Anjos Lopes Viella, Nadir Castilho Delizoicov, Ireno Antônio Berticelli
    719-741
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7200
  • A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica

    Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Sandra Valéria Limonta
    743-762
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7201
  • Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”

    José Rubens Lima Jardilino, Nayara Ferreira de Moura Barbosa
    763-781
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7202
  • A implicação do trabalho do formador na constituição da profissionalidade dos licenciados

    Márcia de Souza Hobold, Mônica Schüler Menslin
    783-801
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7203
  • O mestrado profissional e a pesquisa do professor

    Ivete Cevallos, Laurizete Ferragut Passos
    803-822
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7204
  • Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estética

    Luciane Maria Schlindwein
    823-841
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7205
  • Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores

    Adriane Knoblauch, Marília Andrade Torales
    843-862
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7206
  • Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional

    Sandra Terezinha Urbanetz
    863-883
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7207
  • Mediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980

    Silvana Ventorim
    885-904
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7208
  • Notes on research on teacher education: contributions to the debate

    Joana Paulin Romanowski
    905-924
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7210
  • Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate

    Joana Paulin Romanowski
    905-924
    DOI: https://doi.org/10.7213/RDE.V12I37.4810

Artigos

  • El oficio de enseñar: sobre el quehacer, el saber y el sentir de los docentes argentinos

    Andrea Alliaud, Lea Vezub
    927-952
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7211
  • Formação em Pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciais

    Benedita de Almeida, Clésio A. Antonio, Mafalda Nesi Francischett, Cecília Maria Ghedini, André Pereira Pedroso
    953-976
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7212
  • O estágio curricular supervisionado na UFSM: o trabalho docente no ensino superior

    Sandra Agostini, Eduardo Adolfo Terrazzan
    977-995
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7213
  • Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas

    Rosa Oliveira Marins Azevedo, Evandro Ghedin, Maria Clara Silva-Forsberg, Amarildo Menezes Gonzaga
    997-1026
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7214
  • Formação do professor de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem

    Elisete M. Tomazetti, Cláudia Cisiane Benetti
    1027-1043
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7215
  • Professores de escolas étnicas no Paraná: manter a cultura ou cumprir as leis?

    Valquiria Elita Renk
    1045-1064
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7216
  • Massificação cultural, práticas educativas e autonomia social

    Luiz Hermenegildo Fabiano, Franciele Alves da Silva
    1065-1084
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7217
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS

    Laêda Bezerra Machado, Ednea Rodrigues de Albuquerque
    1085-1104
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7431

Apresentação

  • Editorial

    Joana Paulin Romanowski
    621-626
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7193

Resenhas

  • Resenha

    Denise Araujo Meira
    1107-1110
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7218