Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7206Resumo
Este artigo articula um diálogo entre duas pesquisadoras que desenvolveram suas pesquisas com base no uso de metodologias qualitativas e que buscam discutir este tipo de pesquisa para a compreensão da formação dos professores de forma mais ampla, considerando a importância dos elementos biográficos na formação identitária dos docentes. O texto trata sobre o potencial analítico que emerge da biografia dos docentes e da entrevista em profundidade nas pesquisas sobre formação e ação docente. Os resultados das pesquisas indicam que as estruturas sociais e o processo histórico exercem um papel importante na definição do percurso vital das pessoas e que esse percurso interfere no processo formativo das professoras. Desta forma, se faz necessário que tal processo seja melhor conhecido para que se possa repensar a crença de que a teoria poderia modificar a prática, sem considerar as complexas redes de conhecimentos, valores, desejos, esperanças e intenções que se configuram ao longo da trajetória pessoal e profissional de cada indivíduo.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, n. 68, p. 299-309, 1999.
Borges , C. F. O professor da educação básica de 5ª a 8ª série e seus saberes profissionais. 2002. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Bol Ívar , A.; Domingo , J.; Fernández , M. La investigación biográfico--narrativa en educación: enfoque y metodología. Madrid: Muralla, 2001.
Bourdieu , P. (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.
BREZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos de GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 82-100, 2001.
Butt , R.; Raymond , D.; Yamagishi , L. La autobiografía colaborativa y la voz del profesorado. In: Goodson , I. F. Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004. p. 99-148.
Gauthier , C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.
GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Goodson , I. F. Historias de vida del professorado. Barcelona: Octaedro, 2004.
Hernández , F. Las historias de vida del profesorado como estratégia de visibilización y generación de saber pedagógico. In: GOODSON, I. F. Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004. p. 9-26.
Kincheloe , J. L. Hacia una revisión crítica del pensamiento docente.
Barcelona: Octaedro, 2001.
GARCIA, M. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 51-75, 1998.
GARCIA, M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARIN, A. J. Propondo um novo paradigma para formar professores a partir das dificuldades históricas na área. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. da G. (Org.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996. p. 153-165.
MESSINA, G. Investigación en o investigación acerca de la formación docente: um estado del arte em los noventa. Revista Iberoamericana de Educación, n. 19, p. 145-207, 1999.
MIDDLETON, S. El desarrollo de una pedagogía radical: autobiografía de una socióloga neozelandesa sobre la educación de las mujeres. In: GOODSON, I. F. Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004. p. 63-97.
Nóvoa , A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-26.
RUÍZ, J. I.; ISPIZUA, M. A. La codificación de la vida cotidiana. Bilbao:
Universidad de Bilbao, 1989.
Shulman , L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 2, n. 15, p. 52-61, 1986.
SILVA, R. N. et al. Formação de professores no Brasil. In: SEMINÁRIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E NA FRANÇA, 1., 1992, Brasília. Anais... Brasília: Ed. UnB, 1992.
Tardif , M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, V. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 112-128.
Tardif , M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Taylor , S. J.; Bogdan , R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Buenos Aires: Paidós, 1986.
ZEICHNER, K. M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 76-87, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.