Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores

Autores

  • Adriane Knoblauch Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Marília Andrade Torales Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7206

Resumo

Este artigo articula um diálogo entre duas pesquisadoras que desenvolveram suas pesquisas com base no uso de metodologias qualitativas e que buscam discutir este tipo de pesquisa para a compreensão da formação dos professores de forma mais ampla, considerando a importância dos elementos biográficos na formação identitária dos docentes. O texto trata sobre o potencial analítico que emerge da biografia dos docentes e da entrevista em profundidade nas pesquisas sobre formação e ação docente. Os resultados das pesquisas indicam que as estruturas sociais e o processo histórico exercem um papel importante na definição do percurso vital das pessoas e que esse percurso interfere no processo formativo das professoras. Desta forma, se faz necessário que tal processo seja melhor conhecido para que se possa repensar a crença de que a teoria poderia modificar a prática, sem considerar as complexas redes de conhecimentos, valores, desejos, esperanças e intenções que se configuram ao longo da trajetória pessoal e profissional de cada indivíduo.

 

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

Knoblauch, A., & Andrade Torales, M. (2012). Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 843–862. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7206