Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Current
Archives
Submissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 12 No. 37 (2012): Pesquisa em formação de professores
Vol. 12 No. 37 (2012): Pesquisa em formação de professores
Published:
2012-07-11
Dossier
Desafios para a pesquisa em formação de professores
Menga Lüdke
629-646
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7195
Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa
Marcos Francisco Martins, Adriana Varani
647-680
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7196
Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos
Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Maria Candida Soares Del-Masso, Rosane Michelli de Castro
681-699
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7197
Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica
Rita Buzzi Rausch
701-717
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7198
Teacher-researcher: conceptions and practices of master teachers working in primary education
Rita Buzzi Rausch
701-717
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v12i37.4699
Pesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafio
Iône Inês Pinsson Slongo, Maria dos Anjos Lopes Viella, Nadir Castilho Delizoicov, Ireno Antônio Berticelli
719-741
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7200
A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Sandra Valéria Limonta
743-762
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7201
Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”
José Rubens Lima Jardilino, Nayara Ferreira de Moura Barbosa
763-781
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7202
A implicação do trabalho do formador na constituição da profissionalidade dos licenciados
Márcia de Souza Hobold, Mônica Schüler Menslin
783-801
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7203
O mestrado profissional e a pesquisa do professor
Ivete Cevallos, Laurizete Ferragut Passos
803-822
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7204
Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estética
Luciane Maria Schlindwein
823-841
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7205
Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores
Adriane Knoblauch, Marília Andrade Torales
843-862
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7206
Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional
Sandra Terezinha Urbanetz
863-883
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7207
Mediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980
Silvana Ventorim
885-904
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7208
Notes on research on teacher education: contributions to the debate
Joana Paulin Romanowski
905-924
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7210
Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate
Joana Paulin Romanowski
905-924
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/RDE.V12I37.4810
Articles
El oficio de enseñar: sobre el quehacer, el saber y el sentir de los docentes argentinos
Andrea Alliaud, Lea Vezub
927-952
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7211
Formação em Pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciais
Benedita de Almeida, Clésio A. Antonio, Mafalda Nesi Francischett, Cecília Maria Ghedini, André Pereira Pedroso
953-976
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7212
O estágio curricular supervisionado na UFSM: o trabalho docente no ensino superior
Sandra Agostini, Eduardo Adolfo Terrazzan
977-995
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7213
Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas
Rosa Oliveira Marins Azevedo, Evandro Ghedin, Maria Clara Silva-Forsberg, Amarildo Menezes Gonzaga
997-1026
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7214
Formação do professor de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem
Elisete M. Tomazetti, Cláudia Cisiane Benetti
1027-1043
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7215
Professores de escolas étnicas no Paraná: manter a cultura ou cumprir as leis?
Valquiria Elita Renk
1045-1064
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7216
Massificação cultural, práticas educativas e autonomia social
Luiz Hermenegildo Fabiano, Franciele Alves da Silva
1065-1084
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7217
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS
Laêda Bezerra Machado, Ednea Rodrigues de Albuquerque
1085-1104
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7431
Editorial
Editorial
Joana Paulin Romanowski
621-626
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7193
Review
Resenha
Denise Araujo Meira
1107-1110
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7218
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Developed By
Open Journal Systems