A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF - Brasil.
  • Sandra Valéria Limonta Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7201

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da pesquisa na formação e no trabalho dos professores que atuam na educação básica pública no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Utilizamos como perspectiva metodológica, o materialismo histórico-dialético, tendo como referência A discussão que trazemos é fruto da análise de dados de uma investigação já concluída, realizada no período de 2007 a 2009, sobre a concepção de pesquisa dos professores da educação básica que possuem formação stricto sensu e de uma outra investigação que encontra-se em andamento, iniciada em 2010 e que tem como objeto a formação e a atuação de pedagogas(os) em espaços escolares e não escolares. Os resultados apontam que os professores com formação stricto sensu vivem um processo de proletarização no trabalho e que desejam realizar pesquisas, mas não têm condições estruturais para desenvolvê-las, demandando a necessidade de se investir na carreira docente como uma política de profissionalização e valorização.

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, K. A., & Limonta, S. V. (2012). A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 743–762. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7201