A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7201Abstract
O presente artigo apresenta uma análise da pesquisa na formação e no trabalho dos professores que atuam na educação básica pública no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Utilizamos como perspectiva metodológica, o materialismo histórico-dialético, tendo como referência A discussão que trazemos é fruto da análise de dados de uma investigação já concluída, realizada no período de 2007 a 2009, sobre a concepção de pesquisa dos professores da educação básica que possuem formação stricto sensu e de uma outra investigação que encontra-se em andamento, iniciada em 2010 e que tem como objeto a formação e a atuação de pedagogas(os) em espaços escolares e não escolares. Os resultados apontam que os professores com formação stricto sensu vivem um processo de proletarização no trabalho e que desejam realizar pesquisas, mas não têm condições estruturais para desenvolvê-las, demandando a necessidade de se investir na carreira docente como uma política de profissionalização e valorização.Downloads
References
ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001.
ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005.
BEILLEROT, J. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, A. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 71-90.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: EPU, 1978.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1989.
GONZÁLEZ REY, F. (Org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa psicológica. São Paulo: Pioneira, 2005.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural. 1983. Tomo 1.
MORAES, M. M. Sentidos do ser docente e da construção de seu conhecimento. In: MORAES, M. M. (Org.). Iluminismo às avessas: produção do conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 45-60.
PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a educação. Interface–Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 1, p. 83-94, 1997.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
STENHOUSE, L. la investigación como base de la enseñaza. Madri: Morata, 1987.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.