Formação em Pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciais

Autores

  • Benedita de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, PR - Brasil.
  • Clésio A. Antonio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, PR - Brasil.
  • Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, PR - Brasil.
  • Cecília Maria Ghedini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, PR - Brasil.
  • André Pereira Pedroso Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7212

Resumo

A formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental, em curso de Pedagogia, é o foco deste texto, que se tece a partir da relação entre o perfil do profissional para a docência nessa etapa da educação básica e as condições de efetivação da formação do pedagogo. Os resultados decorrem de investigação com professores egressos de um curso de Pedagogia de universidade pública do Sudoeste do Paraná. Fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, considera a universidade como o espaço formativo da docência e toma como referência a relação entre formação de professores e o universo de atuação docente, para apresentar questões relevantes desse campo de formação, que solicitam encaminhamentos para a melhora da educação brasileira. 

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

de Almeida, B., A. Antonio, C., Nesi Francischett, M., Ghedini, C. M., & Pereira Pedroso, A. (2012). Formação em Pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciais. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 953–976. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7212