O estágio curricular supervisionado na UFSM: o trabalho docente no ensino superior

Autores

  • Sandra Agostini Rede Municipal de Ensino do Município de Chapecó, Chapecó, SC - Brasil.
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista PQ/CNPq, Santa Maria, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7213

Resumo

Este artigo aborda o trabalho desenvolvido por doze docentes orientadores de Estágios Curriculares inseridos em doze Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivando contribuir na compreensão das formas de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares em cursos de licenciatura. Como fonte de informação utilizamos a Entrevista Estruturada junto aos docentes orientadores de estágios. Constatamos que, os professores orientadores costumam participar da inserção dos seus estagiários na escola, não existem modelos de orientação, mas sim formas peculiares para preparar os estagiários. No geral, os estagiários foram bem recebidos pelas escolas que possuem uma tradição em recebê-los. A implementação do currículo novo provocou certo “desconforto” para as escolas. Porém, a questão primordial do Estágio Curricular é encontrar meios para que ele possa ser desenvolvido com “qualidade”, independentemente da quantidade de números de horas estabelecidos.  

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

Agostini, S., & Terrazzan, E. A. (2012). O estágio curricular supervisionado na UFSM: o trabalho docente no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 977–995. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7213