Pesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafio

Autores

  • Iône Inês Pinsson Slongo Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC - Brasil.
  • Maria dos Anjos Lopes Viella Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC - Brasil.
  • Nadir Castilho Delizoicov Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC - Brasil.
  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7200

Resumo

Considerando a pesquisa um componente fundamental à formação de professores, este texto apresenta resultados de investigação2 realizada com professores orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), das licenciaturas ofertadas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O objetivo foi investigar o emprego do termo pesquisa pelos docentes orientadores, bem como o valor formativo que atribuem a esta atividade realizada na formação inicial de professores da educação básica. Utilizou-se o questionário para a obtenção dos dados. A análise dos dados fornecidos por 30 docentes que integraram a amostra indica que para eles, não estão suficientemente claros os critérios que definem o que é pesquisa, confundindo-a, por vezes, com ensino; há um silêncio entre os professores orientadores quando se trata da socialização dos resultados das pesquisas realizadas com os acadêmicos. Por outro lado, os professores reconhecem que há um conjunto de habilidades e atitudes fundamentais à atuação docente, que são conquistadas pelos alunos que participam dos trabalhos de pesquisa (TCCs), tais como: a qualificação da leitura e da escrita, a capacidade de questionamento e análise crítica, autonomia e pré-disposição para a mudança, além de uma aproximação com a pós-graduação. Recomenda-se ouvir dos futuros professores a forma como avaliam as possibilidades e limitações de sua formação e desta iniciação na pesquisa, suas queixas e propostas e, ainda, ouvir dos professores orientadores o tipo de formação para a pesquisa que está sendo concretamente viabilizado na instituição.
 

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

Pinsson Slongo, I. I., Lopes Viella, M. dos A., Castilho Delizoicov, N., & Berticelli, I. A. (2012). Pesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafio. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 719–741. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7200