Pesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafio
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7200Resumo
Considerando a pesquisa um componente fundamental à formação de professores, este texto apresenta resultados de investigação2 realizada com professores orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), das licenciaturas ofertadas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O objetivo foi investigar o emprego do termo pesquisa pelos docentes orientadores, bem como o valor formativo que atribuem a esta atividade realizada na formação inicial de professores da educação básica. Utilizou-se o questionário para a obtenção dos dados. A análise dos dados fornecidos por 30 docentes que integraram a amostra indica que para eles, não estão suficientemente claros os critérios que definem o que é pesquisa, confundindo-a, por vezes, com ensino; há um silêncio entre os professores orientadores quando se trata da socialização dos resultados das pesquisas realizadas com os acadêmicos. Por outro lado, os professores reconhecem que há um conjunto de habilidades e atitudes fundamentais à atuação docente, que são conquistadas pelos alunos que participam dos trabalhos de pesquisa (TCCs), tais como: a qualificação da leitura e da escrita, a capacidade de questionamento e análise crítica, autonomia e pré-disposição para a mudança, além de uma aproximação com a pós-graduação. Recomenda-se ouvir dos futuros professores a forma como avaliam as possibilidades e limitações de sua formação e desta iniciação na pesquisa, suas queixas e propostas e, ainda, ouvir dos professores orientadores o tipo de formação para a pesquisa que está sendo concretamente viabilizado na instituição.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Análise de pesquisa sobre formação de professores: um exercício coletivo. Psicologia da Educação, v. 10/11, p. 139-153, 2001.
BEILLEROT, J. A “Pesquisa”: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 71-90.
CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: GARRIDO, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006. p. 89-110.
FAVA-DE-MORAES, F.; FAVA, M. Iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 73-77, 2000.
GATTI, B. Formação de professores, pesquisa e problemas metodológicos. Contrapontos, v. 3, n. 3, p. 381-392, 2003.
LEFRANÇOIS, R. Stratégies de recherche en sciences sociales: applications à la gérontologie. Montréal: Université de Montréal, 1992.
LENOIR, Y. Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino. Educação & Sociedade, v. 27, n. 97, p. 1299-1325, 2006.
LÜDKE, M. A pesquisa e o professor da escola básica: que pesquisa, que professor. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 101-114.
LÜDKE, M. (Coord.). O professor e a pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001a.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001b. p. 27-54.
LÜDKE, M. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006. p. 12-52.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 207-236.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.